“Um recorte de Cuiabá que poucos estão acostumados a ver, da cidade antiga até o cenário atual”. Assim é avaliada a exposição “Cuiabá 300” por seu idealizador, o fotógrafo José Medeiros.
A mostra, que faz parte do calendário de comemoração do aniversário de 295 anos da Capital e conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, pode ser conferida no Pavilhão das Artes do Palácio da Instrução, de segunda a sexta-feira, das 13 às 22h, até 09 de maio.
“Cuiabá 300 é uma contagem regressiva que tem o propósito de retratar as transformações da nossa cidade quase tricentenária”, afirmou o fotógrafo.
Os visitantes podem conferir quatro ambientes: Craques Cuiabanos; Cuiabá em Movimento; Retratos Cuiabanos; e Kyvaverá.
Ao entrar no primeiro ambiente, o visitante conhece a triste realidade que toma conta de ruas e becos da cidade, tomados por viciados em drogas, principalmente o crack.
“Ao ver o nome da sala, ‘Craques Cuiabano’, muitos vão pensar que é sobre ex-jogadores e Copa do Mundo em Cuiabá. O propósito é mostrar uma realidade que existe, mas muitos preferem esconder”, destacou José Medeiros.
No ambiente Cuiabá em Movimento é possível conferir o vídeo dirigido por Joel Marcos, que retrata o cotidiano com ângulos e olhares diferentes, repleto de detalhes curiosos e particularidades da população cuiabana.
A sala Retratos Cuiabanos apresenta recortes e leituras diversas daqueles que nasceram ou escolheram Cuiabá para viver e também de suas paisagens, como o Centro Histórico e igrejas. Por fim, o ambiente Kyvaverá é composto por imagens registradas por fotógrafos da Capital e que resultaram na 1ª Maratona Fotográfica de Cuiabá.
O Palácio da Instrução está localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 151, ao lado da Catedral de Cuiabá.