A cidade de Taganrog, na Rússia , foi tomada por milhares de insetos voadores que causaram um verdadeiro ‘apocalipse’ na região. Segundo informações do portal britânico Daily Mail , o enxame de mosquitos cobriu toda superfície exposta e fez com que a população não soubesse o que fazer.
Os insetos chegam a criar uma camada de uma polegada de profundidade nas rodovias da cidade, deixando o solo escorregadio tanto para veículos quanto para pedestres. Além disso, os ‘mosquitos do apocalipse ’ também pousam no corpo das pessoas, que preferem ficar dentro de suas casa para evitar incidentes e surpresas.
Os nativos explicaram para a imprensa que o aparecimento desses insetos é bem comum na região, próxima da fronteira com a Ucrânia, principalmente após os períodos quentes e úmidos nos meses de verão. Contudo, essa foi a primeira vez que eles invadiram a cidade em um número tão grande de indivíduos.
“É assustador sair à noite porque eles voam ao redor de qualquer luz acesa”, disse Olga Shustrova, cuja vida também foi afetada pelo enxame apocalíptico. “Ainda bem que eles não podem nos morder”.
Ela ainda explicou que toda a população se acostumou com os animais durante o verão passado, mas ninguém esperava uma quantidade tão massiva para os dias de alta temperatura no ano de 2018.
Os responsáveis pelo caos em Taganrog são mosquitos da espécie Chironomidae , que não representam risco algum aos seres humanos. Esses animais conseguem bater as asas até mil vezes por segundo, o que gera um zunido único. Além disso, sua expectativa de vida é extremamente baixa – eles morrem entre dois e cinco dias após o nascimento.
A grande quantidade dos ‘mosquitos do apocalipse ’ na cidade ainda não foi explicada, contudo, especialistas descobriram que sua presença na região deve-se ao período reprodutivo da espécie, já que eles utilizam os lagos da região da Rússia para este propósito.