Nascido em Igarapava (SP) em 6 de fevereiro de 1939, Jair Rodrigues de Oliveira era um dos mais populares cantores brasileiros. No início da carreira, nos anos 1950, participou de programas de rário no interior de São Paulo e em shows de calouros.
Gravou o primeiro disco em 1962, com duas músicas que faziam referência à Copa do Mundo daquele ano: "Brasil Sensacional" e "Marechal da Vitória". Os primeiros LPs foram "Vou de Samba com Você" e "O Samba Como Ele É", de 1964, época em que tornou-se famoso com a faixa "Deixa Isso Pra Lá" (Alberto Paz e Edson Meneses), canção que é considerada uma precursora do rap brasileiro.
Em 1965, cantou pela primeira vez com Elis Regina, com quem lançou o LP "Dois na Bossa". em seguida, a dupla comandou o programa "O Fino da Bossa", na TV Record.
Em 1966, Jair Rodrigues participou do festival da Record com a canção "Disparada", de Geraldo Vandré e Théo de Barros. A música terminou como vencedora do evento, ao lado de "A Banda", interpretada por Nara Leão.
Entre os sucessos que foram cantados por Jair Rodrigues estão "O Menino da Porteira", "Boi da Cara Preta" e "Majestade o Sabiá".
IG