Será encerrado nesta sexta-feira (16) o prazo para que moradores de bairros do entorno da Arena Pantanal realizem o cadastro de seus veículos e possam trafegar na região durante os quatro dias de jogos da Copa do Mundo 2014 em Cuiabá.
O registro é realizado pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e deverá ser feito no Ginásio Aecim Tocantins, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Somente será permitido o cadastramento de um veículo por residência. Os adesivos que possibilitarão o trânsito no local serão distribuídos a partir de junho. Moradores não-cadastrados deverão deixar os carros na garagem durante os períodos de restrição.
De acordo com o Comitê Pró-Copa, da Prefeitura de Cuiabá, a grande maioria dos moradores já está cadastrada – e quem já fez o cadastro não precisa ir novamente até o ginásio.
O perímetro de acesso para veículos credenciados de moradores do entorno da Arena compreende a Av. Miguel Sutil; Rua Jornalista Alves de Oliveira; Av. São Sebastião; a Av. Agrícola Paes de Barros; a Av. 08 de Abril; a Rua das Cegonhas; a Rua das Violetas e a Rua Senador Metelo. A área engloba partes dos bairros Cidade Verde, Jardim Cuiabá I e II, Porto, Jardim Independência, Jardim Primavera, Verdão, Goiabeiras e Cidade Alta.
As operações de segurança no entorno da Arena Pantanal será iniciada à 0h dos dias dos jogos – 13, 17, 21 e 24 de junho de 2014 – e finalizada duas horas após o término das partidas. A partir de quatro horas antes do início das partidas, somente poderão circular no perímetro veículos de moradores que tenham sido previamente cadastrados.
Além de garantir a segurança de moradores e torcedores durante os jogos da Copa, o objetivo é evitar a saturação das vias de acesso à Arena e garantir que os veículos credenciados cheguem aos respectivos estacionamentos. Nas áreas de restrição também será proibida a circulação de veículos de carga e coleta de lixo da 0h às 22h nos dias dos jogos.
Quem for de carro à Arena Pantanal poderá deixá-los em estacionamentos localizados no bairro Jardim Cuiabá, com 2,8 mil vagas, na Universidade de Cuiabá (Unic Beira Rio), com 1 mil vagas, e na Vila Militar, com 3 mil vagas.
Somados, os três possuem capacidade para receber 63% do público que irá ao estádio. Quem preferir ir de ônibus, poderá tomá-lo no bairro Porto ou no Centro, locais onde haverá estação com linhas especiais que irão transportar os torcedores até uma estação temporária que será montada na Avenida 8 de Abril, com a Rua das Papoulas.
A área possui 7,6 mil metros quadrados e tem capacidade para abrigar pouco mais de 23 mil espectadores. Depois, os torcedores seguirão caminhando por vias específicas, conhecidas como “Fan Walk”, até o local da partida.
O plano de mobilidade urbana e segurança para a Copa do Mundo em Cuiabá foi elaborado pelas seguintes instituições: Secopa-MT, Batalhão de Trânsito Rodoviário e Urbano da Polícia Militar, Comitê Pro-Copa da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Secretaria Municipal de Infraestrutura de Várzea Grande, Guarda Municipal de Várzea Grande, Infraero, Forças Armadas – Exército Brasileiro e Comitê Organizador Local (COL / FIFA).
___________________________________________________________