O presidente empossado da Sanecap, Moisés Dias da Silva, reuniu-se com a equipe técnica e fechou questão em torno da resolução dos problemas emergenciais do abastecimento de água da capital. “Vamos resolver o que é importante para solucionar a falta de água generalizada nos bairros de Cuiabá”, explicou o presidente.
A meta é nos próximos três anos trazer investimentos para universalizar o abastecimento e, em dez anos, a rede de esgoto. “Queremos sanear a empresa para ficar fácil de gerenciar”, acrescentou. A ação será desenvolvida no sentido de aumentar o recebimento para ter superávit que será aplicado na solução dos problemas emergenciais da capital.
Ele observou que o sistema de abastecimento de água cuiabano é muito precário porque é antigo, no centro da cidade, por exemplo, a água não chega à parte alta.
Para respaldar e viabilizar a nova empresa, a Prefeitura de Cuiabá está apresentando o edital da concessão dos serviços de água e esgoto nos poderes constituídos: Executivo, Legislativo, Judiciário, TCE e Ministério Público Estadual. No fim de setembro, quatro audiências públicas serão realizadas para discutir com a população o edital de serviços de água e esgoto.
Vale lembrar que, em 01 de setembro, a Câmara de Cuiabá aprovou o projeto de lei do Poder Executivo que criou a Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (AMAES), com a finalidade de universalizar os serviços de água e de saneamento básico na capital.
Moisés Dias da Silva tem 52 anos, natural de Dourados (MS), é economista, com formação militar. Já foi secretário de Turismo do estado e diretor do Fundo Estadual de Educação. No município, foi secretário de Trabalho, Governo, Esporte e Cidadania, entre outros cargos.