A vencedora de um concurso de beleza na Bolívia perdeu seu título após a coroação porque os juízes descobriram que ela usava tranças falsas no cabelo, informaram os organizadores. A disputa intitulada Miss Cholita Pacena, realizada na capital La Paz, tem o objetivo de incentivar o orgulho indígena entre as mulheres que usam a indumentária tradicional da região andina, que inclui vestido, chapéu e longos cabelos presos em tranças.
Dúvidas sobre a autenticidade da vencedora Cholita Pacena, como são chamadas as mulheres de La Paz, levaram os juízes a retirar o título de Mariela Molinedo e convocar um novo concurso, disse o organizador Walter Gomez. “Os juízes desqualificaram a vencedora, pois descobriram que ela não tinha tranças, que as tranças eram falsas”, acrescentou a Reuters. “Ter cabelo curto significa que ela não vive como uma cholita”.
O concurso realizado na última sexta-feira foi uma exceção aos concursos de beleza populares na Bolívia, onde normalmente a maioria indígena está sub-representada. Sem a presença de biquínis, o teste mais difícil enfrentado pelas jovens foi um discurso na língua indígena Aymara.
Não é a primeira vez que um escândalo atinge o concurso. Em 2004, a vencedora foi alvo de críticas ao dizer, após a coroação, que ela normalmente não vestia os tradicionais vestidos das cholas.
Redação Terra