quinta-feira, 04/07/2024
InícioBrasilMinistros têm contribuído para a desmoralização do STF, diz Estadão

Ministros têm contribuído para a desmoralização do STF, diz Estadão

Um bom começo seria considerar as críticas construtivas de cidadãos e instituições que buscam a recuperação da imagem do Supremo e o restabelecimento de seu papel de zelador da Constituição.

Um editorial do Estadão, publicado neste sábado (1º), destaca a crescente preocupação da sociedade brasileira com os exageros dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a legitimidade de suas decisões. O editorial aponta que a manutenção dessa legitimidade é essencial para a democracia e que cabe aos ministros ouvirem as críticas feitas de boa-fé.

O texto menciona que os ministros do Supremo têm colaborado para a desmoralização da instituição e sugere que eles façam um exame de consciência sobre seu papel no tumulto institucional. Um bom começo seria considerar as críticas construtivas de cidadãos e instituições que buscam a recuperação da imagem do Supremo e o restabelecimento de seu papel de zelador da Constituição.

Os professores Rubens Glezer e Oscar Vilhena, em artigo recente, discutem a necessidade de mecanismos de autocontenção no STF. Eles afirmam que, desde a teoria da “supremocracia” em 2008, o poder da Corte aumentou sem que houvesse mecanismos de controle suficientes. Para eles, é essencial que o Supremo melhore a clareza, coerência e consistência de suas decisões para preservar sua autoridade e a democracia.

Por fim, o editorial destaca a importância de decisões imparciais, moderação no uso de instrumentos de poder, respeito às demais instâncias e autocontenção dos ministros. O cientista político Carlos Pereira alerta que decisões monocráticas controversas, como as recentes do ministro Dias Toffoli, podem levar ao populismo. Assim, os ministros devem refletir sobre essas críticas e mudar de atitude para preservar a democracia.

OEstadão

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

10 − três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes