O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, autorizou, durante audiência com o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, em Brasília (DF), a liberação dos R$ 384 milhões para as obras de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) como a construção da Travessia Urbana da Capital e da cidade vizinha. Os projetos foram elaborados pelo Governo do Estado e já contam com licença ambiental.
“Hoje saio daqui seguro, junto ao senador Blairo Maggi e da bancada federal, que agora o Dnit vai licitar estas obras, que já têm todos os projetos e a licença ambiental”, assinalou o governador Silval Barbosa ao fim da audiência e ao lembrar que falta apenas transcorrer o processo licitatório para as obras iniciarem. “Agora é só esperar correr o prazo regimental”, completou Blairo Maggi que argumentou que com isso Mato Grosso dá um passo muito importante no desenvolvimento.
As obras de mobilidade urbana entre as duas cidades fazem parte dos planos de preparação de Cuiabá para o Mundial de 2014 que incluem 23 intervenções, dentre viadutos, trincheiras, alargamento de pistas, adequação de capacidade e segurança e melhoria das vias, a serem realizadas nas avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa, em Cuiabá, e Avenida da FEB em Várzea Grande, que vão separar o trânsito das rodovias federais BR-163/364 e BR-070, que cortam a cidade, e melhoram também o trânsito na Capital.
Acompanharam a audiência também o presidente da Agência Executora das Obras da Copa do Mundo 2014 (Agecopa), Yênes Magalhães, secretários de Estado e deputados da bancada mato-grossense.