O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir a Cuba com a mulher e o filho, além de assessores, em uma missão oficial no Carnaval, em fevereiro.
A esposa do ministro, Rita, é coordenadora na Secretaria da Mulher do governo do Distrito Federal, e o filho, de 21 anos, é estudante universitário, mas nenhum dos dois representava o País na missão. Na época, o Ministério do Esporte divulgou uma nota sobre a viagem de Rebelo a Havana, mas os nomes dos familiares não constavam na lista oficial da comitiva. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O Ministério do Esporte afirmou, em nota, que o governo não teve gastos por dar "carona" à mulher e ao filho do ministro. Os dois foram convidados pelo governo cubano, disse a pasta, e foram hospedados pelas autoridades do país caribenho. A missão foi a Cuba para assinar contratos de intercâmbio de atletas para os Jogos Olímpicos de 2016. A comitiva partiu de Brasília no dia 9 de fevereiro, fez escala em Boa Vista (RR) e seguiu para Havana, voltando no dia 13 do mesmo mês. O ministro recebeu diárias de R$ 1.776,25.