terça-feira, 12/11/2024
InícioBrasilMinistro de Lula faz parte de organização criminosa, diz PF

Ministro de Lula faz parte de organização criminosa, diz PF

As obras investigadas ocorreram em Vitorino Freire, no Maranhão, onde a prefeita é a irmã de Juscelino, Luanna Rezende.

O ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho (União Brasil-MA), foi indiciado pela Polícia Federal sob suspeita de integrar uma organização criminosa, cometer lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A investigação aponta fraudes licitatórias em obras envolvendo verbas federais da Codevasf.

As obras investigadas ocorreram em Vitorino Freire, no Maranhão, onde a prefeita é a irmã de Juscelino, Luanna Rezende. Ela foi afastada do cargo em setembro, mas o ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou seu retorno dias depois. Segundo a PF, essas obras foram custeadas por emendas parlamentares indicadas por Juscelino quando ele era deputado federal.

Documentos da Controladoria-Geral da União (CGU) embasam a investigação e revelam que 80% da estrada construída com as emendas beneficiou propriedades da família do ministro. O relator do inquérito no STF é Flávio Dino, último ministro indicado por Lula. A PF já enviou o relatório final do caso, que tramita em sigilo.

Juscelino foi investigado após a PF encontrar mensagens entre ele e o empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como Eduardo DP, sócio oculto da Construservice, empreiteira envolvida nas licitações fraudulentas. Em nota, o Ministério das Comunicações afirmou que Juscelino é “vítima de uma acusação injusta” e que sua conduta sempre foi pautada pela ética. O ministro afirmou estar disposto a prestar esclarecimentos e destacou que a execução das emendas cabe ao Executivo e aos órgãos de controle.

PortNovoNorte

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes