Matérias estranhas e impurezas foram encontradas acima dos limites permitidos nos produtos, que serão recolhidos
O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) divulgou nesta sexta-feira (2) uma nova lista com 16 marcas de café torrado impróprio para o consumo. Elas foram desclassificadas após a detecção de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima do limite permitido. No final de junho, uma lista com outros 14 produtos havia sido divulgada.
Os produtos deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis, após a fase de análise dos laudos laboratoriais e cientificação das empresas responsáveis pelos produtos quanto aos resultados.
Para quem comprou esses produtos, a orientação é para não consumir e solicitar a substituição, garantida pelo Código de Defesa do Consumidor.
No caso de encontrar alguma dessas marcas à venda, o ministério solicita que seja avisado pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.
“Após a realização da Operação Valoriza, em março de 2024, em que foram feitas fiscalizações de café torrado durante duas semanas de maneira concentrada, o Mapa continuou realizando fiscalizações de rotina durante os meses seguintes, incluindo o atendimento às denúncias feitas por cidadãos por meio da plataforma Fala.BR”, explica Ludmilla Verona, coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal.