Qualificação de mão-de-obra, valorização dos municípios que tiveram o garimpo como base da economia e o fomento do mercado mineral estão na lista de objetivos do Núcleo de Lapidação de Pedras Coradas que será inaugurado nesta quarta-feira (30/06), em Cuiabá. O evento será às 17 horas num espaço anexo à Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat).
Este projeto é uma iniciativa da Metamat em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setecs).
De acordo com o diretor técnico da Metamat, Wilson Coutinho, este Núcleo funcionará como um centro de qualificação de maneira que os participantes terão acesso ao conhecimento, coloquem em prática e disseminem o que aprenderam. Deste modo irão gerar emprego e renda. “Quem sabe teremos alunos que se destaquem tanto a ponto de virarem instrutores em outros municípios de Mato Grosso”, diz Wilson.
As pedras utilizadas para este trabalho são as coradas, denominadas de semijoias. Nos garimpos do Estado é possível encontrar as Ametistas, o Cristal de Rocha e o Quartzo Mutilado, todos provenientes da exploração de ouro e diamantes.
A primeira turma para o curso de lapidação está prevista para dezembro. O curso será gratuito e no primeiro momento apenas na Capital. O curso será dividido em módulos com duração total de quatro a cinco meses, com vinte alunos por turma. Os interessados em participar passarão por uma triagem.