O senador Barack Obama deve conseguir a indicação Presidencial democrata nesta terça-feira, 3, mesmo se for derrotado nas duas primárias desta noite, em Dakota do Sul e Montana, segundo a recontagem dos delegados da agência de notícias Associated Press. Com a confirmação da vitória, Obama derrota sua rival Hillary Clinton e pode se tornar o primeiro candidato negro com reais chances de vencer a disputa pela Casa Branca.
A recontagem da Associated Press é baseada em posições assumidas publicamente pelos delegados, além de alguns apoios já firmados em particular e apurados pela agência. O número também inclui 11 delegados que Obama deve garantir se conseguir 30% dos votos em Montana e Dakota do Sul nas primárias desta terça, 3. São necessário 2.118 delgados para conseguir a nomeação.
Ainda segundo a AP, a senadora Hillary Clinton teria dito a legisladores em Nova York nesta terça que está aberta para ser candidata a vice´presidente na chapa de Obama.
Segundo a rede CNN, ainda nesta terça Obama conseguiu o apoio de mais seis superdelegados – quatro do Michigan (com direito a meio-voto), um de Massachusetts e outro de Missouri.
Os rumores sobre a saída da ex-primeira-dama americana da corrida presidencial crescem nesta terça. Segundo fontes do comitê de Hillary, ela admitirá nesta noite que o senador tem delegados em quantidade suficiente para assegurar sua candidatura. Entretanto, em declarações à CNN, o conselheiro da campanha negou que Hillary concederá a nomeação a Obama.
De acordo com a CNN, a pré-candidata democrata disse que “absolutamente não” vai desistir da campanha em favor de Barack Obama nesta noite, segundo afirmou Terry McAuliffe, chefe da campanha eleitoral da senadora por Nova York.
“Ninguém tem o número (de delegados) suficiente para ser nomeado pelo Partido Democrata agora”, disse McAuliffe, acrescentando que “eles estão 100% incorretos” e que após os resultados desta terça, a campanha começará a trabalhar o apoio dos superdelegados.