Quatro adolescentes, sendo três com 17 anos e um com 18 anos, que cumprem medida socioeducativa no Complexo do Pomeri fugiram na manhã desta terça-feira (27) durante uma atividade educativa em visita ao Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá.
No total, 13 menores foram levados para visitar a Exposição Bienal, com apenas sete agentes penitenciários para fazer a segurança. Durante a visita, porém, quatro deles conseguiram escapar e ainda não foram localizados.
Conforme a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), um boletim de ocorrência foi confeccionado.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, 13 adolescentes foram levados para visitar a Bienal, que acontece no Palácio da Instrução, e quando retornavam ao ônibus para voltar ao Pomeri, quatro menores saíram correndo.
Ainda conforme a nota, a quantidade de sete agentes para cuidar de 13 menores infratores está "dentro do que é preconizado pela legislação, que define um agente para a segurança de cada dois adolescentes".
A visita dos adolescentes à Bienal teria sido autorizada pelo Juizado da Infância. "Ressalta-se que outras turmas de adolescentes internos do Complexo Pomeri já visitaram a Bienal, sem que fosse registrado qualquer incidente de fuga anteriormente".
Confira a íntegra da nota:
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Superintendência do Sistema Socioeducativo, informa que as autoridades policiais e judiciárias já foram comunicadas da fuga de quatro adolescentes internos no Complexo Pomeri, ocorrida na manhã desta terça-feira (27.06), em Cuiabá.
Uma turma com 13 adolescentes esteve em visita à Bienal de Artes, realizada no Palácio da Instrução, no centro da capital, quando no retorno para o ônibus os quatro adolescentes saíram correndo e os agentes não conseguiram contê-los. O grupo era acompanhado por 7 agentes socioeducadores, número dentro do que é preconizado pela legislação, que define um agente para a segurança de cada dois adolescentes.
Além disso, professores da Escola Meninos do Futuro e equipe técnica do Complexo Pomeri também acompanhavam o grupo.
A visita dos adolescentes à Bienal foi autorizada pelo Juizado da Infância. Ressalta-se que outras turmas de adolescentes internos do Complexo Pomeri já visitaram a Bienal, sem que fosse registrado qualquer incidente de fuga anteriormente.
O Juizado e a Promotoria da Infância e Juventude da capital já foram comunicados da fuga, assim como a Delegacia Especializada do Adolescente, onde neste momento os agentes estão registrando o boletim de ocorrência.
Familiares dos adolescentes também foram comunicados da fuga. Três dos adolescentes são de Cuiabá e têm 17 anos e outro, de 18 anos, é do município de Juara.
A Sejudh vai instaurar procedimento investigatório para apurar as circunstâncias da fuga dos adolescentes.
GazDigital