Apesar de janeiro receber um número reduzido de visitantes o Memorial da Água, que abriga a Estação de Tratamento de Água (Eta I e II), já está agendando datas para visitas de escolas e Universidades. O local recebe diariamente estudantes do ensino Fundamental e de cursos Técnicos, que tem o interesse de conhecer o sistema de abastecimento de água de toda região central de Cuiabá.
Além do sistema em funcionamento, o Memorial da Água desperta interesse dos curiosos, pois possui um museu interno que resgata toda história arquitetônica do local. Antes de chegar ao museu, que fica rodeado pelas águas, os visitantes recebem orientação e toda explicação teórica no auditório do monumento.
Fluxo
No primeiro trimestre do ano passado, em 2011, o local recebeu mais de quatro mil visitas. Segundo a responsável pelo Memorial, Adelayne Magalhães, o trabalho de interatividade com a sociedade civil fortalece o envolvimento com as políticas de conscientização sobre o saneamento básico.
A professora do SESC Escola, Ângela Thopemos, que acompanhou um grupo de 120 alunos no ano passado, acredita no sucesso do trabalho. “Visitamos o Memorial para conhecer o sistema de tratamento e os alunos receberam uma aula de história. Acredito que isso seja uma ação de cidadania, e como semeadores eles irão contar para os seus amigos e pais, o que aprenderam sobre a importância de preservar a água, como algo fundamental na vida do ser humano”.