Você já se imaginou chegando ao Japão sem saber falar o idioma japonês?! Pois saiba que é assim que se sente um deficiente auditivo entre as pessoas que nasceram e aprenderam ao longo do tempo a ouvir e definir os sons. Pensando na inclusão social, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) está proporcionando aos servidores, da Autarquia, um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Com a qualificação, os deficientes auditivos que até então precisavam trazer um intérprete de sinais para se relacionar com os atendentes dos postos do Detran-MT, vão contar com esse serviço qualificado.
O curso de Libras começou neste mês e está sendo ministrado pelo professor Rogério Belussi Miranda, que é do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casie). A iniciativa é o resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
“Nós começamos com uma turma de 25 alunos, mas a intenção é disponibilizar o curso para todos que fazem o atendimento nos postos do Detran-MT em Cuiabá e no interior”, disse a gerente de gestão de qualidade e produtividade da Autarquia, Aureniza Ferreira dos Santos. As aulas são ministradas todas as quartas e quintas-feiras
Atualmente, os deficientes auditivos que fazem as provas teóricas e práticas para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisam trazer um intérprete de Libras para realizar os exames. “É o primeiro passo para o segundo idioma que vai ajudar muita gente que precisa dos nossos serviços”, finalizou Aureniza.