O Ministério da Educação liberou na noite desta terça-feira as notas dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Para conferir a pontuação no exame, é preciso acessar o site do Enem e informar número de inscrição no Enem, CPF e senha. Com a nota, os participantes poderão concorrer a vagas em instituições de ensino superior públicas e privadas.
A nota das provas objetivas é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
Além da nota das provas objetivas, os estudantes poderão conferir o resultado da redação. A prova é corrigida por dois corretores e pode valar de 0 a 1.000 pontos. Em caso de discrepância entre as notas, a redação é avaliada por um terceiro corretor. Nesta edição do Enem, apenas 250 pessoas tiveram nota máxima na redação.
Com a nota do Enem, os estudantes podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibilizou na segunda-feira a consulta por vagas em instituições públicas de ensino superior, incluindo 59 universidades federais. O período de inscrição começa no dia 19 e termina no dia 22. Este ano serão 205.514 vagas em todo o país.
Já os participantes do Enem que decidirem concorrer a uma vaga em instituições particulares poderão usar a nota do exame para se cadastrar no Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições abrem entre os dias 26 e 29.
Além dos dois programas, o Enem também é usado para certificar o ensino médio, obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Em nenhum dos casos, o participante poderá ter nota zero na redação.
O Enem 2014 foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro do ano passado. Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame em mais de 1.700 cidades.
O Enem é requisito básico para disputar uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para universidades federais, estaduais e institutos de tecnologia. Este ano, são ofertadas 205.514 vagas em 128 instituições públicas, sendo 59 delas universidades federais. Ao todo, serão 5.631 opções de cursos. As inscrições começam no dia 19 e terminam dia 22 de janeiro.
A nota mínima para conseguir uma vaga depende das opções de curso de cada estudante. Para participar, o candidato não pode ter tirado nota zero na redação.
Site:Veja