Estudantes que fizeram o Enem podem se organizar para concorrer às vagas nas universidades públicas ou privadas
O MEC (Ministério da Educação) divulgou na terça-feira (18) o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem se organizar para concorrer às vagas nas univesidades públicas ou privadas. A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no DOU (Diário Oficial da União) ainda nesta semana.
As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. O prazo de inscrição para o Prouni (Programa Universidade para Todos) será de 22 a 25 de fevereiro. No início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que este ano oferta 110.925 vagas.
O número de vagas disponíveis no Sisu e no Prouni será divulgado em breve, assim como os três editais com os cronogramas completos e todos os critérios dos processos seletivos de 2022. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet. A classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Enem. Pode concorrer às vagas do Fies quem fez qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010.
Programas
O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser até 3 salários mínimos por pessoa.
Podem se inscrever no Prouni apenas estudantes brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o candidato não pode ter tirado zero na redação.
O Fies tem objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. O programa é dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
Já o Sisu é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para estudantes participantes do Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados.
Da Agência Brasil