No dia 7 de outubro, dia do primeiro turno das eleições, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), auxiliado por uma dezena de entidades e eleitores voluntários, fará o “Plantão da Cidadania”, visando impedir a ocorrência de delitos ou flagrar os crimes eleitorais.
A exemplo do que realiza em todas as eleições desde o ano de 2.000, a entidade se prepara para receber informações de todo o estado sobre os crimes eleitorais, por meio de telefone ou internet, e em tempo real fornecer os dados à polícia, ao ministério público e para os juízes eleitorais. Quando filtra e repassa a informações, após a devida checagem, o MCCE indica para as autoridades o local da ocorrência do crime, a provável autoria e as demais condições que possibilitam facilitar a punição.
Com essa estratégia de atuação, o MCCE e as entidades parceiras têm sido bem sucedidos, e em decorrência dos flagrantes de crimes eleitorais já foi possível processar políticos cassar o registro de pelo menos três deputados federais, alguns parlamentares estaduais, além de prefeitos e vereadores.
Segundo informações do coordenador do MCCE, Antonio Cavalcante Filho, o Ceará, hoje, 28/09, às 10:30 da manhã, a entidade discute com a cúpula da segurança pública de MT sobre a estratégia de atuação no dia da eleição. “O secretário concordou em ouvir sobre a nossa atuação e de que modo o MCCE poderá contribuir com as polícias civil e militar para evitar e punir os crimes no dia da eleição.”