domingo, 22/12/2024
InícioSaúdeMato Grosso terá 100 mil de doses da vacina contra a febre...

Mato Grosso terá 100 mil de doses da vacina contra a febre amarela

O secretário estadual de Saúde, Augustinho Moro, pediu ao Ministério da Saúde um reforço extra de 100 mil doses da vacina contra a febre amarela. Esse número é quase duas vezes o estoque mensal do Estado, que é de 60 mil doses.

Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde está reativando o posto de vacinação da Estação Rodoviária com o objetivo de imunizar as pessoas em trânsito no Estado. A previsão é que amanhã essa unidade passe a oferecer vacina contra a febre amarela.

O Ministério, conforme assessoria da SES, acenou positivamente ao envio da cota extra para Mato Grosso. Moro também determinou a ratificação da nota técnica, enviada pela primeira vez no final de dezembro, que recomenda que a população seja orientada a se vacinar contra a febre amarela, aos 16 escritórios estaduais de saúde e todos os municípios.

O secretário observou que a imunização é necessária porque é a única forma segura de evitar a doença, lembrando que cabe aos municípios a organização da logística da ação, como horário e disponibilização de postos de vacinação.

Na terça e quarta-feira, milhares de pessoas correram aos postos de vacina no Estado. Em Cuiabá, o movimento foi grande nos centros de saúde e PSFs (Postos de Saúde da Família) nos bairros. Em algumas regiões da cidade, como nos bairros Jardim Leblon, Pico do Amor, Areão e Lixeira, chegou a faltar vacina no período matutino.

A diretora de Vigilância em Saúde e Ambiente da Secretaria Municipal de Saúde, Vera Marta Roder, informou que todas as unidades já foram reabastecidas com mais doses da vacina. O coordenador de Vigilância Epidemiológica da SMS, Wagner Coelho, adiantou que além desse reabastecimento com estoque próprio, ontem a Secretaria solicitou mais 8 mil doses ao Estado.

Entre janeiro e novembro de 2007, 8.826 crianças com menos de um ano foram vacinadas contra a doença em Cuiabá. No mesmo período, o número de adultos imunizados não chegou a 1.600, precisamente 1.570. Esta semana, a Secretaria chegou a vacinar número similar de pessoas num único dia.

Vera Marta e Wagner Coelho acham que a população se apavorou desnecessariamente com essa corrida aos postos e longa espera em filas. Ambos pediram que as pessoas tentem localizar o cartão de vacina próprio e dos filhos para se certificar da necessidade de imunização.

As crianças com até 10 anos e 9 meses, por exemplo, observou Wagner Coelho, não precisam ser vacinadas porque aos 9 meses tomaram a primeira dose, válida por 10 anos, como parte da rotina de imunização na infância.

BARRA DO GARÇAS – A Secretaria de Saúde de Barra do Garças recebe hoje uma remessa de 20 mil doses de vacinas contra a febre amarela da SES para reforçar o estoque das unidades locais. As doses serão destinadas aos 32 postos de Saúde da Família da rede municipal. A cidade registrou uma suspeita de caso da doença na semana passada, ainda investigado. A paciente, de 22 anos, já recebeu alta médica. Ela passou festas de fim de ano em regiões de Goiás que estão sob risco. (Colaborou Francis Amorim)

DC

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes