domingo, 22/12/2024
InícioPolíticaMato Grosso tem 11 candidatos ao Senado; veja quem são

Mato Grosso tem 11 candidatos ao Senado; veja quem são

As convenções partidárias realizadas até esse domingo (5) oficializaram 11 candidatos ao Senado em Mato Grosso.

Eles disputarão duas vagas, que serão abertas com o término dos mandatos de Blairo Maggi (PR), que está licenciado da vaga para comandar o Ministério da Agricultura, e a do senador José Medeiros (Podemos), que assumiu a cadeira com a renúncia de Pedro Taques (PSDB) para tomar posse como governador do estado.

A vaga de Maggi está ocupada desde 2016 pelo primeiro suplente José Aparecido dos Santos, o Cidinho.

Veja quem são os candidatos (por ordem alfabética):

Adilton Sachetti (PRB)

Adilton Sachetti (PRB), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)Adilton Sachetti (PRB), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Adilton Sachetti (PRB), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Deputado federal, Adilton Sachetti (PRB) tenta vaga no Senado pela primeira vez, na chapa que tem Wellington Fagundes (PR) como candidato a governador de Mato Grosso e Sirlei Theis (PV) como vice. A candidatura dele foi confirmada em convenção realizada neste domingo (5). A coligação tem PMN, PROS, PR, PC do B, Podemos, PP, PT, PV, PRB e PTB.

Sachetti é ex-secretário de estado e ex-prefeito de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

Aladir Leite Albuquerque (PPL)

Aladir Leite Alburquerque  (PPL), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)Aladir Leite Alburquerque  (PPL), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Aladir Leite Alburquerque (PPL), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

O servidor público aposentado Aladir Leite Albuquerque disputa vaga ao Senado pelo PPL. Essa é a primeira vez que ele vai disputar um cargo majoritário. Teve a candidatura oficializada em convenção realizada no sábado (4).

O PPL, no entanto, não terá candidato próprio ao governo e declarou poio à candidatura de Arthur Nogueira (Rede Sustentabilidade), indicando Sadi Oliveira dos Santos, presidente de uma ONG, como vice da chapa.

Carlos Fávaro (PSD)

Carlos Fávaro (PSD), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)Carlos Fávaro (PSD), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Carlos Fávaro (PSD), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Em convenção realizada no sábado (4), a chapa que tem Mauro Mendes (DEM) como candidato ao governo definiu Carlos Fávaro (PSD) na disputa ao Senado. Fávaro era vice-governador do estado na atual gestão, mas renunciou ao cargo em abril deste ano.

Ele também comandou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Gilberto Lopes Filho (PSOL)

Gilberto Lopes Filho (PSOL), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)Gilberto Lopes Filho (PSOL), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Gilberto Lopes Filho (PSOL), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Gilberto Lopes Filho (PSOL) é servidor público do estado. O partido não fez aliança com outras legendas. Nas eleições de 2014, ele tentou vaga no Senado, mas não se elegeu.

Jayme Campos (DEM)

Jayme Campos (DEM), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)Jayme Campos (DEM), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Jayme Campos (DEM), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Integrante da mesma chapa que Carlos Fávaro, Jayme Campos também disputará vaga no Senado. Ele é ex-senador, ex-prefeito de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, e ex-governador do estado. A coligação é composta, além do DEM, pelo MDB, PDT, PSD, PHS, PSC e PMN.

Maria Lúcia Cavalli (PC do B)

Maria Lúcia Cavalli Neder (PC do B), candidata ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)Maria Lúcia Cavalli Neder (PC do B), candidata ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Maria Lúcia Cavalli Neder (PC do B), candidata ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

A professora e ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, disputa vaga no Senado. Essa é a primeira vez que ela disputa o cargo. O partido dela faz parte da chapa que também lançou Adilton Sachetti (PRB) como candidato ao Senado e que apoia a eleição de Wellington Fagundes (PR) ao governo do estado. A coligação tem PMN, PROS, PR, PC do B, Podemos, PP, PT, PV, PRB e PTB.

Nilson Leitão (PSDB)

Deputado Nilson Leitão (PSDB) disputava vaga no Senado (Foto: Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)Deputado Nilson Leitão (PSDB) disputava vaga no Senado (Foto: Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)

Deputado Nilson Leitão (PSDB) disputava vaga no Senado (Foto: Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)

O deputado federal e ex-prefeito de Sinop, a 503 km de Cuiabá, Nilson Leitão (PSDB), é o único candidato ao partido a concorrer vaga no Senado. O nome dele foi oficializado durante convenção no domingo (5), que também confirmou a candidatura de Pedro Taques à reeleição, tendo o produtor rural Rui Prado como vice da chapa. A coligação tem o PSDB, PSL, PPS, PRP, Avante, DC, Solidariedade, Patriota, PRPB e PSB.

Procurador Mauro Lara (PSOL)

Procurador Mauro Lara (PSOL), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)Procurador Mauro Lara (PSOL), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Procurador Mauro Lara (PSOL), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

O PSOL oficializou a candidatura do procurador do estado Mauro Lara ao Senado nesse domingo (5), em convenção realizada em Cuiabá. O partido também lançou o funcionário público Moisés Franz como candidato ao governo nesta eleição.

Sebastião Carlos (Rede)

Sebastião Carlos (Rede), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)Sebastião Carlos (Rede), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Sebastião Carlos (Rede), candidato ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Sebastião Carlos é presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e está licenciado para disputar a eleição ao Senado. A candidatura dele foi confirmada durante convenção realizada no dia 28 de julho. O Rede Sustentabilidade tem o ex-superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Arthur Nogueira como candidato a governador de Mato Grosso.

Selma Arruda (PSL)

Selma Arruda (PSL), candidata ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)Selma Arruda (PSL), candidata ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

Selma Arruda (PSL), candidata ao Senado (Foto: TVCA/ Reprodução)

O PSL anunciou apoio à reeleição de Pedro Taques (PSDB) a governador de Mato Grosso, durante convenção realizada no sábado (4) e lançou a juíza aposentada Selma Arruda como candidata ao Senado.

Waldir Caldas (Novo)

Waldir Caldas deve disputar vaga no Senado pelo partido Novo (Foto: TVCA/Reprodução)Waldir Caldas deve disputar vaga no Senado pelo partido Novo (Foto: TVCA/Reprodução)

Waldir Caldas deve disputar vaga no Senado pelo partido Novo (Foto: TVCA/Reprodução)

O Partido Novo lançou a candidatura do advogado criminalista Waldir Caldas como candidato ao Senado, em convenção realizada no dia 31 de julho. Waldir Caldas tem 63 anos, é natural de Corumbá (MS) e mora na capital há cerca de 40 anos.

G1-MT
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes