Um total de 45.171 casos de dengue foram registrados em Mato Grosso desde o início do ano, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Desse número, 107 notificações são consideradas graves, sendo que 34 pessoas tiverem a morte confirmada pela doença. Sinop, distante 503 quilômetros de Cuiabá, é o município com o maior número de casos. Foram 8.555 notificações, o que representa 19% dos registros no estado.
No mesmo período do ano de 2012, o número foi de 42.166, ou seja, o aumento foi de aproximadamente 7%. Neste ano, a capital mato-grossense registrou 3.629 casos, Várzea Grande, região metropolitana, 796, e em Rondonópolis foram contabilizados 3.258.
De acordo com o Sinan, 34 mortes pela doença já estão confirmadas nos seguintes municípios: Alta Floresta (2), Apiacás (2),Aripuanã (1), Barra do Garças (1), Cáceres(1), Campo Novo do Parecis (3), Campo Verde (1), Carlinda (1), Cuiabá (2), Itiquira(1), Jaciara (1), Juara (2), Primavera do Leste (2), Pontal do Araguaia (1), Pontes e Lacerda (1), Tangará da Serra (1), Sinop (4), Sorriso (2), Vera (1), Sapezal (1), Lucas do Rio Verde (1), Várzea Grande (1) e Novo São Joaquim(1). Outros três casos estão sendo investigados em Alto Taquari, Lucas do Rio Verde e Nova Xavantina.
De acordo com o Sinan, o quadro epidemiológico da doença no estado caracteriza-se pela circulação simultânea de dois sorotipos virais, o DENV 1 e a introdução do sorotipo DENV 4.
Prevenção
A população pode combater a dengue limpando as calhas dos telhados e também os pratinhos dos vasos de plantas. As piscinas devem ser mantidas limpas e deve-se evitar a formação de poças d'água. Os materiais que podem acumular água devem ser eliminados e os pneus devem ser colocados em locais cobertos para não acumular água. E as caixas d'água e poços devem ficar bem tampados.
G1-MT