O secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Fábio Monteiro, garantiu que o XV Encontro da União Nacional dos Legislativos e Legisladores (Unale), que encerrou dia (20), em Florianópolis (SC), serviu de oportunidade para mostrar as inovações que o Parlamento mato-grossense tem realizado no campo das mídias interna e externa. “Podemos apresentar para todo o Brasil um pouco do que já realizamos em Mato Grosso”, destacou Fábio.
As mídias legislativas chamaram atenção, principalmente, dos técnicos e assessores de imprensa das outras Assembleias presentes ao evento. “É um assunto que, atualmente, interessa a todos que convivem no dia a dia com a imprensa”, destacou o secretário.
De acordo com Fábio Monteiro, a troca de experiências possibilita novas ações de mídias, junto as já existentes no Poder Legislativo. “Aproveitamos essa troca de ideias para expor as nossas e aproveitar o que há de novo e bom no mercado brasileiro, voltando tudo isso para o nosso estado”, disse Fábio.
Monteiro falou sobre as novidades para a rádio da Assembeia, que serão implementadas ainda em 2011 já no próximo semestre. A rádio AL/MT apresentará mudanças em sua estrutura funcional para atender a demanda dos serviços prestados pelos deputados à sociedade, especialmente no interior de Mato Grosso.
O secretário pretende ampliar o sinal da emissora pelo sistema online e por meio de convênios com a Rádio Senado, frequência 102,5 FM, além de selar parcerias com as emissoras de rádios de Cuiabá e interior.
“A ideia central é garantir o maior número de informações ao cidadão sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo e sobre outros temas de interesse da população”, explicou.
Fábio Monteiro ressaltou que a Assembleia de Mato Grosso tem inovado com a inclusão do Parlamento nas redes sociais Orkut, Facebook e Twitter, além de criação de peças publicitárias que ajudam na aproximação do legislativo com a população. Em 2011, foram criados diversos mecanismos de comunicação, que têm garantido a interação dos parlamentares com servidores e com a própria comunidade, por meio de impressos e informativos online.
No encontro também foram debatidas as funções parlamentares diante dos demais poderes, como o Executivo. É o caso das atuações legislativas que ajudam o Estado crescer socioeconomicamente. “O poder de legislar também está sendo buscado e divulgado de forma igualitária, dando a possibilidade de os deputados exercerem suas ações para as quais foram eleitos”, disse.