A possiblidade de ir além do cultivo do milho na segunda safra de Mato Grosso será tema de discussão durante o I Simpósio de Culturas Alternativas, em Rondonópolis, no dia 18 de novembro. Em foco, estarão o sorgo e a lentilha, culturas pouco difundidas, no caso da primeira, ou sequer cultivadas no Estado, no caso da segunda.
Um dos objetivos principais do evento é disseminar essas culturas e fazer com que informações sobre elas sejam mais conhecidas. Queremos continuar a expansão da cultura do sorgo, já bastante utilizado para fabricação de ração, além de ser uma alternativa para produção de palhada do plantio direto. No caso da lentilha, queremos fomentar sua implementação, afirma o produtor e um dos organizadores do evento, Osvaldo Pasqualotto.
Outra possibilidade para a lentilha é o uso no mercado interno. A lentilha pode vir como alternativa na substituição culinária em relação ao feijão, já que possui quantidades adequadas de ferro e proteína, completa Pasqualotto.
A leguminosa, inclusive, foi tema de reunião entre a Embaixada da Índia e o Governo de Mato Grosso. Neste mês, o embaixador Sunil Lal esteve em Cuiabá e propôs o cultivo da lentilha. Temos muitas possibilidades na área de agricultura, infraestrutura e economia do conhecimento, entre outras coisas. Mato Grosso é um Estado importante na produção de grãos e esperamos iniciar uma cooperação, falou à imprensa.
Além de se tornarem opções viáveis para os produtores e consumidores finais, há o ponto de vista agronômico na produção dessas alternativas. O evento também servirá para os produtores conhecerem culturas alternativas para a segunda safra, repensarem o sistema de manejo do plantio direto e alcançarem resultados melhores, afirma o gerente de Defesa Agrícola, Thiago Moreira.
O evento &ndash O I Simpósio de Culturas Alternativas, será no Centro de Eventos Millenium, às 19 horas. A entrada é gratuita.
O evento conta com palestra sobre sorgo com o pesquisador melhorista de sorgo do Núcleo de Recursos Genéticos e Obtenção de Cultivares da Embrapa Milho e Sorgo, Flávio Dessaune Tardin.
No caso da lentilha, a palestra fica por conta do graduado em Agronomia pela Esalq/Usp, mestre em Ciências e Tecnologia de Sementes pela Ufpel, Flávio Lamanna.
O Simpósio é uma realização da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e conta com apoio da Aprosmat, Advanta Sementes e Sementes Jotabasso.