Mato Grosso deve receber no biênio 2009/2010 o montante de R$ 2,4 bilhões em obras de pavimentação por parte do Governo Federal. A afirmativa foi feita a pouco pelo diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes, Luiz Antônio Pagot, durante a reunião sobre Amazônia Sustentável na Área de Influência da BR-163.
O diretor que falou aos cerca de 47 prefeitos de municípios sob influência da referida BR, disse que desde de maio 2003 o plano sustentável desses municípios vem sendo discutido na esfera estadual e federal. Depois de ser amplamente questionado pelos prefeitos sobre a manutenção e término do asfaltamento desta estrada, Pagot disse que o projeto do Governo Federal é ambicioso e prevê que toda a rodovia esteja asfaltada até 2011.
“São ao todo 18 trechos em implantação e licitação. A expectativa é que 70% das obras estejam concluídas em até 2010 e o restante (30%), seja terminada em 2011. Não se faz estrada com conversa fiada, se faz com recurso e muita ação. E é assim que estamos trabalhando”, disse.
Pagot anunciou que este ano, a partir de maio, terá início um grande plano de restauração da BR 163. “O pavimento antigo e danificado será retirado e ela será recuperada em todo o Estado. Estamos correndo atrás do prejuízo e tentando recuperar o tempo perdido”, finalizou.