Mato Grosso se configurou como o maior desmatador da Amazônia Legal no mês de maio. O estado foi responsável por derrubar 105 quilômetros quadrados de mata, respondendo por 56% do total devastado na região. As informação são do boletim lançado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Em abril a quantia correspondia a 72% da área total, somando 72km².
No acumulado do ano, de agosto de 2013 a maio deste ano, foram desmatados 263 km² em Mato Grosso, uma redução de 51% em relação ao mesmo período do ano anterior, quanto 532 km² de mata foram levadas a baixo. A baixa, porém, não foi suficiente para tirar o estado do primeiro lugar também neste período. Na sequência aparecem Pará e Rondônia com 179 km² e 139 km², respectivamente.
De acordo com o estudo, a área desmatada no último mês em toda a Amazônia Legal atingiu 1.654 km². A maioria das ocorrências, sendo 71%, foram registradas em áreas privadas, de posse ou devolutas. Em segundo lugar ficaram as Unidades de Conservação com 19% das derrubadas.
G1-MT