Foi implantado no Complexo do Pomeri, em Cuiabá, o Infoadote, um sistema informatizado que reúne informações sobre crianças em condições de serem adotadas e pretendentes para a adoção.
O programa foi idealizado pelo juiz Luiz Carlos Figueiredo, da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Recife, com o objetivo de facilitar o processo de adoção em todo Brasil por meio de um cadastro único.
A implantação do sistema Infoadote, que está sob a coordenação do juiz auxiliar Jones Gattass Dias, é uma das metas da Corregedoria Geral da Justiça. Ele explica que agora o programa será avaliado por um período de trinta dias para, posteriormente, ser estendido a todas as comarcas do Estado. Só então as informações sobre pais interessados e crianças juridicamente em condições de serem adotadas em Mato Grosso irão integrar o cadastro nacional.
“O Infoadote atende melhor as necessidades das Varas de Infância e Juventude porque contempla o aspecto social da adoção e possibilita traçar um perfil das crianças juridicamente em condições de serem adotadas”, disse o magistrado.
O Infoadote integra um projeto mais amplo do Ministério da Justiça, o Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência (Sipia) e o cadastro nacional trará a lista de crianças passíveis de adoção divididas por cidade, com fichas pessoais detalhadas. Os dados, cruzados com os dos pais interessados, trarão mais rapidez e transparência aos processos.
Mariângela Sólla López