Entre todos os rituais de beleza, alguns se destacam pela ação rápida e benefícios comprovados que trazem para nossa pele. E as máscaras faciais estão no topo da lista dos mais indicados para garantir a saúde da cútis.
Com opções para todos os tipos de pele, elas garantem até mesmo a potencialização do efeito de outros cosméticos que usamos. “As máscaras faciais têm o intuito de atuar de uma forma mais rápida e intensa. Isso acontece porque elas apresentam ativos em maior concentração, ficam aderidas à pele com efeito oclusivo, que potencializa o efeito dos ativos e, além disso, confere um resultado mais duradouro. Funciona como um tratamento turbinado ao protocolo de rotina diário”, explica a dermatologista Dra. Helua Mussa Gazi.
Existem máscaras para todos os tipos de pele, por isso a importância de se procurar um profissional capacitado e ler atentamente o rótulo. Confira a lista feita pela dermatologista Dra. Marcela Gouveia:
Pele Seca: máscaras com densidade maior, ou seja, em creme. Recomendo, como uma boa opção, a máscara de argila branca.
Pele Oleosa: máscaras mais finas, ou seja, em sérum. Recomendo aquelas que possuem em sua formulação o ácido salicílico, que irá ajudar a controlar a oleosidade e tratar as acnes.
Pele Mista: máscaras líquidas são bem-vindas em todo tipo de pele, procure aquelas que contenham vitamina C, vitamina E, B3 e B6.
Pele com rosácea, lúpus e herpes cutâneas: devem tomar cuidado e sempre procurar a ajuda de um profissional. Fique atento: “Máscaras que contêm em sua formulação ácidos devem ser utilizadas no período noturno, pois têm a capacidade de provocar facilmente manchas na pele se em contato com o Sol. O uso do protetor solar durante o dia é indispensável”, acrescenta a Dra. Marcela.
PREPARANDO A PELE
Sobre os benefícios das máscaras faciais nós já sabemos, mas de nada adianta aplicar o produto sem antes preparar a pele para recebê-lo da melhor forma e absorver todas as suas propriedades. “Antes de aplicar a máscara, deve-se realizar uma boa limpeza da pele, que pode ser feita com um sabonete neutro e bastante água”, ensina a Dra. Marcela.
MÁSCARAS DE ARGILA
Muito famosas e utilizadas com frequência, as máscaras de argila são ótimas para desintoxicar a pele, pois promovem a limpeza profunda dos poros.
Hoje, temos no mercado argilas com finalidades distintas que podem controlar a oleosidade, melhorar a acne, nutrir e até mesmo dar efeito tensor (efeito lifting). “A argila favorece a troca celular, afinando e clareando a pele. Além disso, absorve toxinas e impurezas, melhorando, desta forma, a oleosidade. Suaviza, amacia e acalma, melhorando a circulação da pele. Tem efeito bactericida” , fala a Dra. Helua.
Lembre-se sempre de procurar um produto que seja específico para sua pele, na dúvida, converse com seu dermatologista e ele indicará as propriedades certas para garantir uma pele bonita e saudável.
CONFIRA OS BENEFÍCIOS DE CADA ARGILA:
Verde: para pele oleosa e acneica. Possui ação adstringente, secativa, bactericida e cicatrizante. Branca: para peles sensíveis e desidratadas. Possui grande concentração de alumínio, promovendo ação clareadora e cicatrizante.
Vermelha: para peles mais sensíveis e rosadas. É rica em ferro e cobre, auxiliando na respiração celular. Possui ação antienvelhecimento.
Rosa: uma combinação da argila branca com a argila vermelha. É indicada para peles sensíveis e delicadas. Tem ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.
Cinza: indicada para peles oleosas e com manchas. Contém em sua formulação o titânio, combatendo assim, a acne. Tem ação antioxidante.
Preta: considerada a rainha das argilas, por ser a mais nobre entre elas. Indicada e muito utilizada para peles oleosas. Tem ação anti-inflamatória, antiestresse e é uma excelente rejuvenescedora.
Link deste artigo: http://profashional.ig.com.br/Beleza/2017