A voz grave e serena de Maria Bethânia conduz o ato-show Mulheres Mais: Autonomia e Desenvolvimento Sustentável na quinta-feira (8), às 21h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Parte da agenda da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) para o Março Mulher, a apresentação dá visibilidade à mobilização que se inicia no Dia Internacional da Mulher para inclusão das discussões de gênero na Rio +20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
O evento será aberto pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que fará uma breve saudação e convidará o público a participar do processo de discussão de gênero e direitos das mulheres na Rio +20. Em seguida, será exibido o vídeo da campanha, que começará a ser veiculada em rádio, TV e internet neste Dia Internacional da Mulher.
“Pensar o desenvolvimento sustentável com a inclusão das mulheres significa reconhecer também o trabalho doméstico, de cuidados, e para o autoconsumo, em sua maioria realizada por mulheres, como elementos de sustentação do conjunto das pessoas, e que necessitam ser compartilhados por toda a sociedade”, explicou a ministra na 56ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher das Nações Unidas, em Nova York, na semana passada.
Dentre as ações da SPM, o tema do desenvolvimento sustentável associa-se com o eixo autonomia, conforme decisão da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres de articular e implementar políticas com base na autonomia das mulheres integrando-o em todas as dimensões da vida das brasileiras: econômica, social, política, pessoal, cultural, sexual e reprodutiva.
Representando a voz das mulheres brasileiras que transformam realidades adversas em direitos e oportunidades, a cantora Maria Bethânia fará a execução de 30 músicas intercaladas com textos sobre os direitos das mulheres. Com 35 anos de carreira, ela foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 1 milhão de discos no País e a conquistar o Prêmio Shell de Música, uma das mais tradicionais premiações do cenário musical brasileiro.
Os ingressos para o ato-show serão distribuídos gratuitamente no Dia Internacional da Mulher, em Brasília, no foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, a partir das 9h. Serão distribuídos 1.000 ingressos para o público geral. O evento terá, ainda, a presença de 500 mulheres líderes do Distrito Federal, envolvidas com projetos comunitários e ações relacionadas aos direitos das mulheres.
O ato–show é uma realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, com apoio do Governo do Distrito Federal por meio das Secretarias da Mulher, de Cultura e do Turismo.
Fonte:
Secretaria de Políticas para a Mulheres