quinta-feira, 07/11/2024
InícioPolíticaMarco Aurélio diz que pena do STF a jornal é inibição

Marco Aurélio diz que pena do STF a jornal é inibição

Para ele, controle de informação é inaceitável em um Estado Democrático

Ao Diário do Poder, foi abordada a recente decisão da Suprema Corte, a qual contrariou a relatoria de Marco Aurélio Mello, ministro aposentado e ex-presidente do STF. A observância à plena proteção constitucional da liberdade de imprensa, por ele defendida em sua relatoria, foi afetada por essa determinação. Após um pedido de vista, a maioria do colegiado seguiu o posicionamento do ministro Alexandre de Moraes, que resultou na condenação de um veículo de comunicação ao pagamento de uma indenização no valor de R$700 mil ao ex-deputado federal Zarattini Filho (PT-SP). A condenação decorreu da veiculação de uma entrevista que atribuía ao parlamentar a responsabilidade por um atentado ocorrido no aeroporto de Guararapes, em Recife (PE).

O processo, iniciado em 2017 e sob a relatoria de Marco Aurélio, teve seu desfecho alinhado ao princípio de autonomia das linhas editoriais dos meios de comunicação, conforme destacado pelo próprio ministro. Marco Aurélio enfatizou: “Votei a favor da independência que os meios de comunicação devem ter. O jornal cumpriu seu papel ao reproduzir a entrevista, e se o entrevistado difamou o cidadão, cabe a ele [entrevistado] prestar esclarecimentos. Condenar o veículo de imprensa é preocupante, pois isso pode levar à inibição. A sociedade não deseja uma mídia inibida.”

Em contraposição ao entendimento predominante, Marco Aurélio Mello acredita que o jornal agiu conforme sua função. Ele discorda da visão que fundamentou a decisão majoritária, classificando-a como equivocada. Quando questionado sobre as reiteradas decisões que aparentemente entram em conflito com princípios constitucionais, Mello expressou sua avaliação sobre o cenário, afirmando que este não é saudável. Ele apontou que a única maneira de se opor a uma falsidade é com a verdade em si, ressaltando que é inviável controlar a disseminação de informações, algo inconcebível em um Estado Democrático de Direito. Ele finalizou declarando que não há espaço para uma visão totalitária nesse contexto.

Com informações do Diário do Poder.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes