O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve anunciar ainda hoje, na última reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), Conselhão, em Brasília, a prorrogação da linha de financiamento especial do BNDES para a compra e exportação de bens de capital, que se encerra no dia 31.
A medida também deve prorrogar o financiamento à compra de caminhões a taxas menores.
A linha especial do BNDES, chamada de PSI (Programa de Sustentação do Investimento), foi lançada em junho, com o objetivo de reaquecer o setor de máquinas e equipamentos, e a indústria de caminhões. O resultado foi considerado bastante favorável e a indústria reivindicava a prorrogação da linha.
Os juros dessa linha são fixados em 4,5% ao ano, bem abaixo das taxas tradicionais do banco.
Nas últimas semanas, Mantega recebeu esse pedido de prorrogação dessa linha de diversos empresários do setor, o que deverá ser atendido pelo governo.
Na reunião do Conselhão de amanhã, o ministro da Fazenda irá anunciar um pacote de bondades para a indústria para incentivar o aumento do investimento no país.
Ele estuda a possibilidade de conceder mais algumas pequenas desonerações a setores específicos, como de moto, além de outros benefícios.
Mantega deve aproveitar a reunião de amanhã também para anunciar mais uma injeção de recursos no BNDES. A expectativa é de que o montante chegue a R$ 100 bilhões.
Autor: Guilherme Barros –