Sob palavras de ordem “ano que vem tem eleição, a traição não esqueço não”, mais de 40 pessoas entre estudantes e entidades organizadas da sociedade civil protocolaram a entrega de 12 quadros com fotos de 11 vereadores e do prefeito Wilson Santos com a inscrição TRAIDOR DO POVO CUIABANO na Câmara Municipal de Cuiabá hoje (28) pela manhã. Junto, entregaram também a nota fiscal no valor de R$ 144 pela confecção do serviço.
De acordo com o estudante de Educação Física da Unic, Jales Hornick, o objetivo da manifestação foi a “devolução dos quadros danificados no último protesto”: “Já que destruímos, viemos substituir, mas, mostrando quem realmente são os vereadores e quem é o chefe da gangue”, disse referindo-se ao prefeito Wilson Santos. Ao todo foram apenas quatro quadros quebrados.
A vereadora Enelinda Scala (PT) foi a única a receber os estudantes fora do Palácio Paschoal Moreira Cabral. “A população já está revoltada com o aumento da passagem. Isso acontece porque o povo se sente enganado”, declarou.
Entre as entidades que apoiaram o Movimento estão o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT); Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); alunos da Escola Estadual Emília de Figueiredo; Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMT; Pastoral da Juventude; Movimento Rumo ao Socialismo (MRS); Juventude Revolução (JR); Movimento dos Sem-Terra (MST); Centros Acadêmicos, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB); Diretórios Municipais do PT e PSB; Conselho Indigenista Missionário (CIMI) além do próprio Comitê de Luta pelo Transporte Público (CLTP).
Doze Homens e o Segredo
Entre cobranças pelo voto a favor do Projeto de Lei que instituía a redução da tarifa do transporte coletivo, as manifestantes lembraram o resultado da CPI do Transporte, instaurada em 2005, que apontou diversas irregularidades no cálculo da planilha utilizada para definir o valor da passagem. “Qual o segredo para terem chegado ao valor de R$ 0,80?”, indaga um dos manifestantes que não quis se identificar.
Já os doze homens apontados como traidores são: Chico 200 (PR); Deucimar Aparecido Silva (DEM); Dilemário Alencar (sem partido); Edivá Alves (PSDB); Eronides Nona (PSDB); Francisco Vuolo (PR); Lueci Ramos (DEM); Luiz Marinho (DEM); Lutero Ponce (PP); Marcus Fabrício (PP); Permínio Pinto (PSDB) além do prefeito Wilson Santos (PSDB).