Com eventos anunciados tanto por Lula quanto por Bolsonaro, foco das discussões na Paulista deve orbitar sobre decisões recentes do STF
A manifestação convocada por Bolsonaro é uma resposta à discussão envolvendo inquéritos relatados por Moraes. No início do mês passado, foi divulgado que Moraes utilizou o aparato do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fora dos ritos processuais para embasar decisões contra aliados do ex-presidente. Duas semanas depois, foi deflagrada uma crise entre o magistrado e o bilionário Elon Musk, que terminou com a suspensão do X (antigo Twitter) em todo o país.
Musk estará nos holofotes da manifestação e vai ser tratado como herói pelos bolsonaristas. Um boneco de 20 metros de altura deve ficar ao lado do carro de som do grupo Movimento #ForaMoraes. Ao lado de Musk, Moraes será representado por outro boneco gigante com uma “cabeça de ovo” — forma como bolsonaristas se referem ao ministro. Abaixo, os textos: “Supremo Tirano Federal” e “Democracy or Moraes”. Aliados do ex-presidente esperam uma manifestação maior do que a realizada em fevereiro, que reuniu cerca de 600 mil pessoas, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). Naquela ocasião, Bolsonaro convocou apoiadores para a Avenida Paulista para se defender das acusações do inquérito que o coloca como o artífice de um golpe de Estado após as eleições de 2022.
*Com informações do Estadão
Publicado por Marcelo Bamonte – Jovem Pan