Policiais da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, deflagraram uma operação, na manhã desta segunda-feira (13), em Cuiabá, que cumpre mandados na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Também foram expedidos mandados de prisão temporária contra servidores do órgão.
A operação é o desdobramento de investigação que apura possíveis irregularidades nas análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Sema-MT, Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) e Ministério Público Estadual (MPE) atuam em conjunto nas investigações.
O delegado Gianmarco Paccola, da Dema, que confirmou que a ação segue em sigilo e por isso os nomes dos envolvidos não serão divulgados inicialmente.
“Estamos em cumprimento de mandados judiciais, porém, nenhum dado será divulgado até o final da ação, por conta do sigilo”, disse.
Os mandados de busca e apreensão foram todos cumpridos na Sema. Um dos alvos foi a superintendência de regularização e monitoramento ambiental.
Por meio de nota, a pasta ressaltou que o Governo de Mato Grosso e a Sema reiteram que irregularidades não serão admitidas e por isso atua para que as responsabilidades sejam apuradas e caso sejam confirmadas as infrações, as devidas providências administrativas e criminais serão tomadas.
O Juizado Volante Ambiental (Juvam), responsável pela expedição dos mandados, decretou segredo de Justiça no processo para preservar as investigações.
Com RepórterMT