O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, recebeu na tarde de hoje (12.04), da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, o projeto de duplicação da Avenida Fillinto Müller na cidade industrial. O projeto prevê a duplicação de um trecho de 4,5 quilômetros da região central, a partir do supermercado Big Lar até a Rodovia dos Imigrantes, atendendo 30 bairros e cerca de 60 mil moradores. Ao final da obra, será completada toda a interligação entre o aeroporto e o shopping da cidade ao bairro São Matheus, após a Rodovia dos Imigrantes.
Guilherme Maluf afiançou que vai articular junto aos parlamentares a destinação de emendas para a execução da obra. “Serão atendidos 30 bairros e mais de 60 mil pessoas, o equivalente a muitas cidades de Mato Grosso. Vou trabalhar junto ao governador Pedro Taques e sei que ele vai se sensibilizar para que possamos trazer esse serviço, que é estruturante para Várzea Grande”, disse.
Ainda de acordo com o presidente da ALMT, o projeto é moderníssimo, contempla duas ciclovias, a estruturação de ruas adjacentes e colocação de luzes de led em todo o percurso da Filinto Müller, o que vai dar maior segurança aos moradores e aos comerciantes do entorno da avenida. Ainda serão feitas calçadas de proteção para dar maior segurança aos pedestres.
A prefeita Lucimar Campos lembrou que a obra está orçada em R$ 27 milhões e, se for seguido o cronograma, deve ser iniciada em junho de 2016 e totalmente concluída em dezembro de 2017, assegurando melhoria da qualidade de vida local. “Estamos entregando um projeto moderno e queremos fazer cada vez mais um serviço operoso que traga desenvolvimento para a região e qualidade de vida para a população dos bairros adjacentes”. Outro aspecto da obra, segundo Lucimar, é a melhoria do escoamento da produção dos pequenos agricultores da região do cinturão verde, no entorno dos bairros atingidos.
O secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes Oliveira, explicou que a região do entorno da avenida Fillinto Müller enfrenta hoje diversos problemas de infraestrutura, que serão sanados com a conclusão da obra. Segundo ele, ao todo serão 10 quilômetros de obras, sendo os 4,5 da duplicação de cada lado, somando 9 quilômetros e mais um quilômetro das ruas adjacentes. “Vamos interligar a Imigrantes ao shopping e ao aeroporto, estruturando todo o trajeto e resolvendo o problema de drenagem”, explicou.