O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) recebeu os funcionários do Hospital Santa Rosa (HSR) no programa de sua autoria, ‘Chá Cô Bolo no Parlamento’.
O objetivo do programa é aproximar informalmente o parlamentar dos companheiros e colaboradores, lideranças comunitárias, profissionais da mídia, da área de saúde e políticos.
O deputado recebeu os convidados numa sala de reuniões da Casa, onde explanou sobre as ações parlamentares, o trâmite das matérias, o papel da Assembléia Legislativa e falou dos projetos, requerimentos, moções apresentados por ele até hoje.
Maluf falou também dos dez meses que ficou frente à Secretaria Municipal de Saúde, onde assumiu a pasta com todos os segmentos em greve e com almoxarifado em péssimo estado, além de outros diversos problemas, democratizando o setor.
“Saí decepcionado da Secretaria por ter levado minha contribuição e não ter o respaldo suficiente que me foi prometido”, ressaltou o parlamentar.
Ele falou ainda sobre as críticas e intrigas ditas pelo atual secretário de saúde de Cuiabá, Luiz Soares. “Esta é uma ‘briga’ histórica. Desde que o Santa Rosa (Hospital) era credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS), prestava serviço de excelência em saúde. Luizinho acabou com isso. Deixamos de prestar serviço à sociedade e quem sai perdendo é a população. Temos que mudar a consciência sobre os hospitais privados. Hoje em dia eles são vistos com mais respeito, mas ainda há a necessidade de que as instituições (hospitais) públicas e privadas tem que viver de forma uniforme”, disse.
A coordenadora de compras do HSR, Marlene Batista Silva, que mantém contato freqüente com representantes e compradores de produtos hospitalares relatou que atualmente existe muita reclamação deles quanto à falta de pagamento. “Hoje eles conhecem mais o trabalho do deputado devido aos 10 meses em que esteve frente à Saúde de Cuiabá.
Nessa época, não havia reclamação quanto ao pagamento de fornecedores e do setor de compras”, frisou Marlene.
Os funcionários visitaram ainda o Instituto Memória da Assembléia Legislativa, onde conheceram todo o arquivamento dos trabalhos legislativos. Além disso, conheceram documentos antigos e todo acervo relacionado à Casa de Leis Estadual.
“Gostaria de parabenizar a iniciativa do deputado para conhecermos a Casa. Faltam programas como esse para que as pessoas possam conhecer a política. Muitos se esquecem de cobrar e só reclamam”, disse a diretora executiva do Hospital Santa Rosa Geneci Almeida.
Para Mário Kinoshita, superintendente do HSR, é necessário que as pessoas participem da política e conheçam seus representantes. “As nossas decisões afetam no dia-a-dia e por isso devemos acompanhar as ações parlamentares e não ficar apenas reclamando”, completou Mário.
De acordo com Guilherme Maluf com esse programa pretende-se motivar a participação classista e popular nos assuntos legislativos e administrativos.
‘O Chà Cô Bolo no Parlamento’ acontecerá toda primeira terça-feira de cada mês, entre as 08 e 09 horas, na Assembléia Legislativa.