O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), apresentou projeto de lei para que sejam instaladas placas de trânsito e sinalização vertical escritas em português, inglês e espanhol nas rodovias estaduais de acesso aos municípios com potencial turístico.
Em tramitação e apto para apreciação em plenário pelos deputados estaduais, o projeto de lei nº 140 também estabelece que na implementação da normativa, o Poder Executivo poderá firmar parcerias com o Governo Federal e municípios, além de outras entidades públicas.
De acordo com Maluf, o projeto é uma forma de fortalecer o turismo em Mato Grosso. “Queremos garantir que as rodovias de acesso a pontos turísticos sejam sinalizados com placas de sinalização vertical escritas em português, inglês e espanhol, garantido assim, maior apoio aos turistas estrangeiros que visitam nosso Estado”, explicou o presidente da Assembleia Legislativa.
O deputado lembra que a fragilidade de apoio ao turismo foi visivelmente sentida no período dos quatro jogos da Copa do Mundo do ano passado, sediados em Cuiabá.
“Torcedores vindos do exterior não tinham indicativos em línguas predominantes no mundo nas localidades e nos principais pontos turísticos do Estado, evidenciando uma gritante falha de organização, mas que, infelizmente, ainda continua acontecendo sem explicações plausíveis por parte do poder público e até mesmo do trade turístico estadual e entidades públicas e privadas, as quais, compete oferecer o suporte mínimo e adequado ao desenvolvimento do turismo”, disse.
A colocação de placas indicativas e orientativas trilíngue é um sinal de respeito ao turista estrangeiro e passo importante na estruturação e aprimoramento do trade turístico estadual, na análise de Maluf.