A saúde pública de Barão de Melgaço (113 km da capital) foi o tema da reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), o deputado Pedro Satélite (PSD) e o diretor-geral do Hospital Militar da cidade, Kleber Duarte.
Durante o encontro, Maluf demonstrou preocupação com a atual situação dos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, que contam com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.
“Barão de Melgaço tem belezas fantásticas, como o pantanal mato-grossense, e mesmo assim, está regredindo com o passar dos anos. A cidade está perdendo habitantes, e enquanto poder público, precisamos levar desenvolvimento para o município que hoje está sem perspectivas. Estamos preocupados, a situação principalmente na saúde é muito difícil, a Assembleia Legislativa vai procurar ajudar, acionar os mecanismos necessários, como a Secretaria de Estado de Saúde (SES), para desenvolver projetos para a cidade”, disse o presidente do Poder Legislativo.
O Hospital Militar de Mato Grosso, localizado em Barão de Melgaço, realizou 218 cirurgias de média e baixa complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2013, 467 em 2014 e até o momento, já fez 110 nesse ano. A unidade faz 1,2 mil consultas por semana em diversas áreas, como clínica geral, pediatria, ortopedia, urologia.
“O município de Barão de Melgaço é importante para o turismo do Estado, militamos há 30 anos na cidade, e é preciso mobilizar para termos melhorias principalmente na saúde, pois a comunidade está debilitada nessa área, precisando de médicos, apoio odontológico e cirúrgico que não tem, estamos tentando colaborar através do nosso hospital, atendendo pessoas carentes”, afirmou Kleber Duarte.
O pedido do diretor-geral foi para que os deputados estaduais sejam interlocutores junto ao Governo do Estado para promover melhorias na saúde da cidade e também na elaboração de políticas públicas nas áreas do turismo, infraestrutura, segurança pública, educação e saneamento básico.
“A cidade vem precisando de estrutura há muito tempo, se você chega lá, é como se encontrasse uma cidade fantasma. Barão de Melgaço é histórico do ponto de vista ecológico, pesca conhecida mundialmente, a fauna e flora, só que o poder público não olha, falta infraestrutura, saneamento, quando chove inunda tudo. Precisamos reverter essa situação com urgência”, cobrou.