As últimas eleições foram muito bem avaliadas pela cúpula estadual do PSDB, que teve o deputado federal mais votado, Nilson Leitão (127.749 votos), o aumento de um para três deputados na Assembleia Legislativa, a contribuição na eleição do governador Pedro Taques (PDT), e em Mato Grosso, contou com a vitória do candidato derrotado a presidência da República, Aécio Neves, com 54,67% dos votos.
Na avaliação do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), o partido retomou o protagonismo no cenário político após a lacuna deixada pelo ex-governador Dante de Oliveira (já falecido), o que deve resultar em bom desempenho da legenda nas eleições municipais, que acontecem no próximo ano. Nos próximos dias, a legenda deve começar a realizar atos de filiação. O presidente da Famato, Rui Prado (PSD), foi convidado oficialmente para ingressar no PSDB, e o ex-presidente da Aprosoja, Glauber Silveira (PSD), já confirmou adesão.
“Fico muito contente de ver que pessoas desse nível estão ingressando no PSDB, lideranças políticas, empresariais, sindicais tem manifestado o interesse de militar conosco. O partido passou por muitas dificuldades após a gestão do Dante de Oliveira, e depois, em determinado momento, apenas eu representava a legenda em nível estadual e federal. Depois, passamos a contar com o Nilson Leitão na Câmara Federal, e nas últimas eleições, tivemos uma boa ascensão, triplicando a bancada estadual, tendo o Nilson como o mais votado a deputado federal e tivemos o bom desempenho do ex-governador Rogério Salles disputando o Senado. Tenho certeza que o PSDB sairá das eleições de 2016 ainda maior”, avaliou.
Sobre a eleição para a Prefeitura de Cuiabá, onde foi o candidato em 2012, Maluf adianta que vai promover discussões sobre o pleito, por ser a sua base eleitoral.
“Na última eleição para a Prefeitura de Cuiabá, entendi que era necessário ser o candidato do PSDB, fiz meu papel, sabendo de todas as dificuldades e aprendi muito, elegemos uma bancada de vereadores (Lueci Ramos, Maurélio Ribeiro e Ricardo Saad). Não tenho a pretensão de ser o candidato a prefeito no próximo ano, pois estou focado na gestão da Assembleia Legislativa, mas vou participar ativamente das discussões com meus correligionários”, lembrou.
Além de Nilson Leitão, presidente estadual do partido e que representa o partido no Estado na Câmara Federal, o partido conta em nível estadual com Maluf na presidência na Assembleia, Wilson Santos, que é o líder do Governo no Poder Legislativo, e o deputado Saturnino Masson. Também auxilia na administração do governador na Secretaria de Educação (Seduc), comandada por Permínio Pinto.