O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, e o vereador por Cuiabá, Maurélio Ribeiro, ambos do PSDB, defendem a abertura do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, localizado no bairro Goiabeiras, para ser um espaço de cultura e lazer para a população.
Os parlamentares entendem que além da reabertura da pista de atletismo do Exército, o espaço deve ser utilizado como um ponto de cultura e cidadania de Cuiabá.
“Já discutimos nesse ano com o comandante da 13ª brigada, general José Carlos Braga de Avellar, a reabertura da pista de caminhada para a população, para que possa ter mais uma opção de esporte e lazer. Mas, além disso, entendemos que exposições de cultura podem ser realizadas no quartel, para ser mais um espaço aberto à população”, afirmou Maluf
O vereador Maurélio Ribeiro lembrou que é um desejo antigo da cuiabania, a criação de um parque da cidade, e que o espaço do 44º batalhão pode ser usado para a cultura, esporte, lazer e cidadania. “Estamos discutindo para que preservemos o espaço e que seja proporcionado novamente ao uso da população, além de outras coisas, da pista de caminhada que era ponto de referência”, argumentou.
Aberta desde 2007, a pista de caminhada era mais uma opção para a comunidade caminhar em uma pista oficial de atletismo e ambiente seguro. Porém, está fechada desde março do ano passado.
“Precisamos fomentar a prática de esportes para melhorar a qualidade de vida da nossa população, mantendo a saúde. Com o fechamento dessa pista para a população, inúmeros praticantes da caminhada e corrida pedem a reabertura e por isso, e também avaliamos que o espaço pode ser usado para fomentar a nossa cultura”, argumentou o presidente da Assembleia Legislativa.
Maurélio lembra que o cuiabano tem poucas opções de lazer na cidade. “Temos 2 ou 3 parques, Cuiabá que era conhecida como a cidade verde, está se transformando em cinza e a nossa população muitas vezes não pode frequentar clubes privados, que já são poucos. Defendemos um espaço cultural e de lazer, para a confraternização e recreação”.
Maluf e Maurélio vão levar o assunto aos demais deputados e vereadores para envolver a Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Cuiabá, e depois tratar sobre o assunto com o Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá.