O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) apresentou requerimento esta semana convocando o secretário estadual de Saúde, Wander Fernandes, para falar sobre as ações que estão sendo tomadas pelo Executivo para combater a Dengue. De acordo com dados do Ministério da Saúde, Mato Grosso é o estado que apresentou maior aumento nos casos graves da doença este ano.
“Estou convocando o secretário para que venha à Assembleia falar sobre que ações a Secretaria Estadual de Saúde (SES) tem tomado para combater a doença que faz milhares de vítimas todos os anos. Precisamos saber o que de fato está sendo feito para entender o porque desse aumento nos registros do nosso estado. É preciso intensificar o combate, especialmente em função do início das chuvas”, pontuou Guilherme Maluf.
Maluf explicou que os dados do Ministério da Saúde apontam uma elevação de 291% dos casos na comparação entre os meses de janeiro e novembro dos anos de 2011 e 2012. Algumas cidades correm risco de surto e já foram registradas ocorrências da variação tipo 4 da doença.
Segundo os dados, 77 municípios brasileiros estão em alerta para surto de Dengue. Tapurah está entre esses municípios e precisa de cuidado especial. Além disso, cidades como Cuiabá, Cáceres, Alta Floresta, Rosário Oeste, Tangará da Serra, Santa Carmem e Diamantino também apresentam índices preocupantes.
“Nós já convivemos com esse problema há anos e precisamos nos preparar com antecedência para evitar o aumento do número de vítimas. União, Estado e Município precisam se unir no combate a Dengue para evitar mais mortes. A Assembleia tem ajudado com campanhas de conscientização e estamos também nos colocando à disposição para auxiliar no que foi preciso”, afirmou Maluf.
O parlamentar lembrou que a sociedade também precisa colabora, intensificando o combate dentro de sua casa e nos bairros. “Cada um precisa fazer sua parte. O combate começa dentro da nossa casa, eliminando os criadouros do mosquito da Dengue. Se todos atuarem em conjunto tenho certeza que vai ser bem mais fácil vencer esse guerra”, disse o deputado.