domingo, 22/12/2024
InícioBrasilMais de meio milhão de adolescentes estão grávidas no Brasil

Mais de meio milhão de adolescentes estão grávidas no Brasil

Marcelly Santos, que acaba de completar 18 anos, está prestes a ser mãe. Grávida de oito meses, ela é uma das brasileiras que se somam ao índice de gestação na adolescência – já são mais de meio milhão.

De acordo com o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada cinco partos no Brasil é de mãe adolescente. Só em 2006, também de acordo com o Instituto, nasceram 22.161 bebês, filhos de mães com menos de 15 anos. Na faixa dos 15 aos 19 anos chega a 551.093.

O percentual de nascimentos de filhos de adolescentes já alcançou 20,5% do total no País, mas este quantitativo difere entre as regiões brasileiras.

No Nordeste e Sudeste, foi registrado, em 2006 (último levantamento do IBGE), respectivamente, 185.874 e 190.600 casos, enquanto no Centro-Oeste foram 43.828. Apesar do número elevado no Sudeste, nos últimos dez anos, o índice caiu nesta região, como também no Sul. Já nas regiões Norte e Nordeste, neste mesmo período, houve um aumento.

Para o pediatra e coordenador das regionais da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj), Luiz Ildegardes de Alencar, a gravidez precoce está diretamente relacionada às condições econômicas dessas adolescentes. Segundo ele, isso acontece devido à pouca assistência do poder público em algumas regiões brasileiras, como o Norte e o Nordeste, ou nas periferias das grandes cidades. Falhas na distribuição gratuita de contraceptivos e a falta de um programa permanente que trate do assunto nas escolas também foram destacadas
pelo médico.

Censo do IBGE apontou que 9% das adolescentes de 15 a 17 anos, com renda familiar de meio salário mínimo, já viveram a experiência
da maternidade.

Abortos clandestinos: maior causa de morte
A gravidez precoce se transformou na terceira causa de morte no País entre as adolescentes no Brasil. Os números só ficam atrás dos acidentes de trânsito e homicídios. Dados do Ministério da Saúde revelam que, quanto mais cedo a gravidez, maior é a probabilidade de morte. As jovens de 10 a 14 anos têm o risco cinco vezes maior do que as de 15 a 19 anos. As complicações em abortos clandestinos são a maior causa de mortalidade materna entre
as adolescentes.

De acordo com levantamento do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, do Ministério da Justiça, metade dos abortos são praticados por jovens entre 10 e 19 anos. O Fundo das Populações, da Organização das Nações Unidas (ONU), projeta o número de 1,5 milhão de abortos praticados por ano no Brasil. Já os estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para um quantitativo maior: quatro milhões.
Apoio familiar
Por Anna Carolina Devay

A compreensão da família é um quesito de suma importância diante da existência de uma gravidez precoce. De acordo com a assistente social Maria Eliana Rodrigues, da Casa de Sara – instituição criada pela Associação Beneficente Cristã (ABC) – um dos primeiros processos para uma adolescente ser atendida na instituição é escutar
a família.

No local, há um trabalho psicológico e de auxílio às gestantes, contando também com a presença dos familiares. “O apoio, carinho e atenção se tornam grandes aliados para quem vive este processo”, afirmou.

Segundo Eliana, um fator que pode aguçar a gravidez precoce pode estar associado à baixa auto-estima destas meninas de classe mais humilde somada ao que não recebem em casa e, dessa forma, buscam a maternidade para suprir suas carências. Geralmente desejam uma família própria, reafirmando o seu papel de mulher, ou de sentir-se ainda indispensável a alguém.

Agência Unipress Internacional
Por Alice Mota

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes