Pesquisa revela que 81,3% dos casais cuiabanos pretendem gastar com presentes e itens para usar na próxima sexta-feira (12.06), Dia dos Namorados. O levantamento foi feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), através do seu núcleo de inteligência de mercado, e ouviu homens e mulheres da capital que têm a intenção de consumo para este dia.
A pesquisa apontou que os produtos preferidos para compras são vestuários e acessórios feminino e masculino (37,2%) seguido por cosméticos e beleza (36,6%), eletrônicos e smartphones (8,2%), flores, joias e cestas de café da manhã (6,7%), bolsas e mochilas e acessórios para eletrônicos 5,2%. Outros 3% demonstraram preferência para alimentos e bebidas (fast food e restaurantes) e 1,5% móveis e eletrodomésticos.
Outro dado levantado foi o local de preferência de compra dos entrevistados. A maioria, 37,7% respondeu que comprará nos shoppings centers que já foram reabertos através de permissão do decreto municipal e 36,1% no comércio de rua. A experiência de compras virtuais deve se firmar, o levantamento mostra que os mato-grossenses estão mais conectados, 16,2%, disse que mesmo com a flexibilização das medidas, preferem fazer as compras através do ambiente on-line, já 10% optarão por outras opções de locais para consumir neste dia.
Questionados sobre o que levam em consideração na hora de escolher o presente, 51,5% dos entrevistados disseram considerar o desejo do companheiro, 21,7% já preferem analisar a qualidade do produto, serviço ou marca e 11,6% o preço do que está comprando.
Conforme os valores estimados com intenção de gastos para o Dia dos Namorados, 60,2% devem realizar gastos até R$ 500,00. Outra parcela de 32,2% demonstra desejo de gastar até R$ 100,00, afora, apenas 7,6% se manifestaram a gastar valores acima de R$ 500. O ticket médio é de R$ 282,96 por pessoa.
“Esses dados demonstram que com o momento que estamos vivendo o público tenha se permitido investir mais na celebração e nas relações, satisfazendo suas necessidades emocionais e por entretenimento”, declarou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
A expectativa, segundo o superintendente, é superar o movimento do Dia das Mães desse ano. “Infelizmente durante o dia das mães ainda estávamos retomando as atividades, já agora além do comércio de rua estar mais preparado, as mídias sociais e sites mais fortalecidas, ainda contamos com os shoppings abertos, possibilitando aos consumidores mais canais de compras”, declarou Granja acrescentando ainda que “A orientação é que possam escolherem os presentes com antecedência e comprarem com consciência, até porque existe uma grande variedade de produtos com condições diversas de pagamento”.
O perfil dos respondentes foi 56,3% do sexo masculino e 43,8% feminino. a maioria é casado e com filhos (52,2%), e os mais engajados em celebrar a data são aqueles com faixa etária entre 26 e 40 anos.