Em torno de 6.300 policiais militares, civis e bombeiros vão garantir a segurança dos foliões mato-grossenses no Carnaval 2013. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/MT) apresentou o planejamento desenvolvido para garantir a segurança nos locais de festas, área residencial e comércio durante o período em todo o Estado.
Conforme lembra o secretário adjunto da Sesp, Alexandre Bustamante, “como é um período em que muitas pessoas estão de férias ou aproveitam o feriadão para viajar, buscamos elaborar e executar um planejamento que visa manter a segurança específica nos pontos de Carnaval, mas também, nos bairros e regiões de comércio, com a manutenção do serviço ordinário das unidades de segurança”.
O comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Nerci Denardi, informou que a PMMT vai empregar cerca de quatro mil policiais e mais de 400 viaturas, para atuarem nos bailes da Capital, Praça Cultural do CPA, Praça da Mandioca, e também nos municípios de Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, e outros.
O policiamento será reforçado nas principais rodovias da Baixada Cuiabana, entre elas a MT-040 (Santo Antônio de Leverger), MT-251 (Chapada dos Guimarães) e MT-010 (Acorizal/Distrito da Guia) e também nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande e interior do Estado, onde serão feitas fiscalização de veículos e condutores.
“Recebemos recentemente nove mil bafômetros e serão utilizados para reforçar ainda mais a segurança nas vias públicas, especialmente nas estradas que dão acesso aos grandes bailes populares”, afirmou Cel. Denardi.
O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 590 profissionais e 78 viaturas, distribuídos entre os sete comandos regionais para preservar e fiscalizar os locais contra incêndio e pânico. Na Baixada Cuiabana, serão utilizadas 33 viaturas, com emprego de 140 bombeiros. Da Polícia Judiciária Civil (PJC), serão 1.773 servidores atuando durante o período, com 428 viaturas. As unidades da Capital e do interior vão trabalhar com escala especial e efetivo suficiente para atendimento emergencial.
“A nossa meta é garantir a segurança de todos e preservar a vida dos cidadãos”, disse Bustamante.
Participaram ainda coletiva, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Aderson Barbosa, e o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia.