Este ano, 15.020 escolas públicas do País passam a oferecer educação integral, por meio do programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC). Do total, 5.256 participam do programa pela primeira vez. Todas as novas escolas são de ensino fundamental.
Desde a criação do Mais Educação, o número de estudantes atendidos em tempo integral em escolas públicas passou de 386 mil, em 2008, para 2,2 milhões, em 2010, segundo o MEC. Este ano, 3 milhões de alunos poderão estudar em escolas de educação integral. A estimativa de recursos aplicados é de R$ 574 milhões.
O principal objetivo do programa é oferecer mais espaços e oportunidades de aprendizado aos estudantes da educação básica.
Funcionamento
Para participar, as escolas elaboram um plano de atendimento e recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Escola) para desenvolver atividades com os estudantes. O dinheiro é depositado na conta da escola, em cota única, para aquisição de materiais, custeio de atividades e pagamento de transporte e alimentação dos monitores.
Em média, cada escola recebe R$ 37 mil, para aplicar nos 10 meses letivos. O cadastro dos alunos é que determina o valor do repasse.
Fonte:
Ministério da Educação