Mesmo com a suspensão temporária de autorizações para novos concursos públicos, o Ministério do Planejamento garante que as 11.179 vagas já aprovadas pelo órgão para concursos em 2008 serão mantidas. Em 2007, foram autorizadas um total de 14.267 vagas, 3.088 a mais do que as divulgadas até quinta-feira, quando o ministério anunciou a suspensão.
A medida de suspender novos concursos será mantida por tempo indeterminado, até que o governo reequilibre o orçamento deste ano, que ficou prejudicado com o fim da arrecadação da CPMF.
O Ministério do Planejamento é responsável pela autorização de vagas apenas para o poder executivo federal. No caso de concursos para executivo de níveis legislativo e executivo, nenhuma suspensão foi anunciada pelos órgãos correspondentes.
De acordo com a assessoria do Ministério do Planejamento, mais vagas ainda podem ser oferecidas este ano, tão logo o órgão entenda que pode voltar a investir na expansão do quadro do funcionalismo público sem causar prejuízos no orçamento.
Veja as vagas já autorizadas em 2008:
Órgão
Vagas
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
208
Ministério das Minas e Energia
158
Ministério do Meio Ambiente
83
Ministério de Ciência e Tecnologia
408
Ministério da Previdência Social
2 mil
Presidência da República
400
Ministério dos Esportes
94
Ministério da Educação (Instituições Federais de Ensino
7.543
Ministério do Planejamento
95
Agência Brasileira de Inteligência
190
Fonte: Ministério do Planejamento/US