Atravessando grande fase, meio-campista está emprestado pelo Manchester United ao Rubro-Negro até junho de 2022
Nome da semana no futebol nacional, tanto que foi eleito o principal jogador da 26ª rodada do Brasileiro, Andreas Pereira (veja fotos na galeria abaixo) tem se destacado no meio-campo do Flamengo e gerado uma mobilização da torcida para que o clube compre o camisa 18, emprestado pelo Manchester United até junho de 2022. E há uma curiosidade envolvendo os ingleses e os valores envolvidos no acordo.
Isso porque, uma possível aquisição em definitivo de Andreas por parte do Fla faria dele o maior investimento da história do Rubro-Negro, já que a opção de compra estipulada em contrato junto ao United é de 20 milhões de euros (cerca de R$ 127,90 milhões na cotação atual). E aí reside o fator curioso: a quantia é superior à que os Red Devils pagaram para repatriar Cristiano Ronaldo.
No fim de agosto, o Manchester United anunciou a contratação de Ronaldo, por duas temporadas, em uma transação cujo valor fixo foi de 15 milhões de euros (R$ 92 milhões) – não levando em conta as variáveis por metas atingidas.
Ou seja, caso o Flamengo compre Andreas, o Manchester United ainda sairia no “lucro” se medisse apenas às duas transferências na balança.
É bom sublinhar que o Flamengo ainda não fala abertamente sobre a intenção e a estratégia para contratar Andreas. A engenharia financeira fica para 2022, após análises técnicas e ciência dos valores a serem embolsados com premiações, por exemplo – é bom destacar o período eleitoral no caminho.
Gabigol e Pedro servem de exemplos positivos para o departamento de futebol. O Flamengo esticou a corda em ambos os casos, em que estavam emprestados (junto à Inter e à Fiorentina, respectivamente), adotou cautela e conseguiu flexibilizar pedidas iniciais para ter os atacantes em definitivo.
O fato é que Andreas Pereira está na crista da onda pelo Fla, inclusive ganhando elogios de ex-companheiros do Velho Continente. E, para seguir sob os holofotes, terá como próximo desafio – caso não seja poupado – o duelo diante do Cuiabá, neste domingo, às 20h30, pela 27ª rodada do Brasileirão.
IG