quinta-feira, 19/09/2024
InícioPolíticaMaia adia para terça-feira votação do projeto de combate à corrupção

Maia adia para terça-feira votação do projeto de combate à corrupção

O presidente da C&acircmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu adiar a vota&ccedil&atildeo do projeto de lei que estabelece medidas contra a corrup&ccedil&atildeo (PL 4.850/16) e disse que n&atildeo h&aacute nenhuma movimenta&ccedil&atildeo para que o texto permita o perd&atildeo a quem praticou o caixa 2 antes da san&ccedil&atildeo da lei, caso seja aprovada. A vota&ccedil&atildeo deve ocorrer na pr&oacutexima ter&ccedila-feira (29).

Vamos acabar com essa discuss&atildeo de anistia. N&atildeo h&aacute anistia de um crime que n&atildeo existe. &Eacute s&oacute um jogo de palavras para desmoralizar o parlamento brasileiro, disse Maia antes de anunciar o fim da sess&atildeo convocada para votar o projeto hoje (24).

Desde que o relat&oacuterio apresentado pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) foi aprovado nesta madrugada, surgiram rumores de que um grupo de l&iacutederes partid&aacuterios estaria elaborando um texto alternativo para ser apresentado ao plen&aacuterio com previs&atildeo de anistia do caixa 2 cometido no passado.

Ap&oacutes incluir a tipifica&ccedil&atildeo do crime no texto, Lorenzoni tem afirmado que o artigo n&atildeo anula processos anteriores, j&aacute que foram baseados em outros artigos e considerando que o caixa 2 n&atildeo estava definido em lei.

Hoje, Maia reiterou este posicionamento e refor&ccedilou o discurso em plen&aacuterio. O presidente da Casa disse ainda que o plen&aacuterio &eacute soberano para tomar qualquer decis&atildeo e disse que todas as legendas ser&atildeo ouvidas at&eacute a pr&oacutexima ter&ccedila-feira (29), quando o projeto deve voltar &agrave pauta.

Segundo Maia, n&atildeo seria poss&iacutevel haver pegadinhas em rela&ccedil&atildeo a um assunto de interesse da sociedade. Cada um tem seu mandato e compromisso com seu eleitor. Ningu&eacutem pode sozinho tomar decis&atildeo. O plen&aacuterio tem liberdade para votar da forma como quiser. Isto n&atildeo &eacute contra o Judici&aacuterio ou o Minist&eacuterio P&uacuteblico, mas &eacute a favor da sociedade brasileira. Nossa obriga&ccedil&atildeo &eacute, de cabe&ccedila erguida, discutir esta mat&eacuteria, afirmou.

Regime de urg&ecircncia

Os debates sobre a mat&eacuteria come&ccedilaram ainda pela manh&atilde. Deputados conseguiram aprovar por 312 votos a favor, 65 contra e 2 absten&ccedil&otildees o regime de urg&ecircncia que permitira a vota&ccedil&atildeo ainda hoje.

Pelo regimento, o texto, que chegou da comiss&atildeo especial nesta madrugada, s&oacute poderia ser votado depois de um intervalo de duas sess&otildees. Maia disse que pretende concluir a vota&ccedil&atildeo do projeto na C&acircmara at&eacute o dia 29 e que espera pressa do Senado na an&aacutelise do tema.

Edi&ccedil&atildeo: Luana Louren&ccediloAG&EcircNCIA BRASIL
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

11 − 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes