O governador Blairo Maggi (PPS) tomou posse nesta segunda-feira para o segundo mandato à frente do governo do Estado. Em solenidade na Assembléia Legislativa, também tomou posse Silval Barbosa (PMDB) como vice-governador. A cerimônia precedeu o evento de nomeações dos secretários que vão compor a equipe de governo pelos próximos anos. O novo mandato terminará no dia 31 de dezembro de 2010.
Blairo Maggi discursou por 25 minutos na Assembléia e pregou a união dos poderes e órgãos auxiliares da administração. A segunda parte da posse aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal, onde recebeu a faixa de governador. Após receber a faixa, Maggi chorou e recebeu o abraço dos filhos e da esposa, Therezinha Maggi.
O governador disse, durante outro discurso, no Centro de Eventos do Pantanal, que os próximos quatro anos a educação terá atenção especial. “Serão quatro anos onde vamos colocar a educação como prioridade”, frisou.
Para ampliar as ações voltadas para a educação será criada uma secretaria com o perfil de articuladora para os diversos projetos educacionais a serem executados em Mato Grosso. A Secretaria de Apoio a Projetos Educacionais, a caçula das pastas criadas neste segundo mandato, será comandada pela ex-secretária de Ciência e Tecnologia, professora Flávia Nogueira.
Blairo Maggi também ressaltou que controlará firmemente a máquina pública sem deixar de incentivar o setor produtivo. Esta terça-feira, Blairo Maggi deve assinar dois decretos a respeito da cobrança do ICMS sobre a energia elétrica. Um deles vai permitir que as empresas paguem apenas a energia consumida e não a quantidade que foi contratada. O outro é voltado para reduzir a incidência do imposto no setor do comércio.
redação/rmto