A juventude mato-grossense terá, pela primeira vez, conforme líderes do segmento, a oportunidade de construir junto com um candidato a governador as propostas de interesse dos jovens.
Esta iniciativa foi elogiada quando o candidato Blairo Maggi se reuniu com jovens militantes da coligação Mato Grosso Unido e Justo, no Comitê da Família, em Cuiabá. Candidato a um novo mandato, o governador foi recebido com festa pelos jovens que vinham se reunindo já a algum tempo para discutir as propostas conjuntas.
A Liga Jovem da Coligação Mato Grosso Unido e Justo apresentou um documento preliminar com projetos para a juventude a Blairo Maggi, que contemplam, entre outras sugestões, a ampliação do Programa Bolsa Atleta e investimentos direcionados a políticas de educação, saúde, cultura e meio ambiente.
“É a primeira vez que um governador ouve, de fato, a juventude, dando oportunidade aos jovens de opinarem na construção da plataforma de propostas”, assinalou o presidente da Juventude do PPS (JPS), Derick Vasconcelos, 18 anos, estudante de Filosofia.
“Tenho certeza de que a juventude tem muito à falar ao governador e ele está aqui para nos ouvir”, disse o presidente do PFL Jovem, Hiran Vinícius de Moraes, 29 anos, estudante de Direito. “Desde 1988 tem crescido a participação do jovem na política. É preciso mudar a realidade. Junto com a juventude, a gente pode sanear e amenizar os problemas que afligem nossa sociedade”, pediu Cláudia Nature, 32 anos, também estudante de Direito.
Maggi e um grupo de jovens cantaram a música “Para não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, símbolo de reivindicação e de uma juventude propositiva no enfrentamento ao regime militar de 21 anos no Brasil, entre 1964 e 1985.
“Quero agradecer o apoio dos jovens à minha candidatura. Eu já sonhei muito, não perdi meus objetivos, porque quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, afirmou positivamente Maggi, ao se lembrar do refrão da música.
“Eu quero um acordo político com os jovens para governar mais quatro anos. E estamos aqui para discutir as necessidades e andamento das propostas para os jovens e toda a comunidade”, disse sobre responsabilidade de ouvir propostas da juventude a serem incluídas em provável segundo mandato.
Maggi destacou ainda em sua fala que autorizou o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães, a acolher propostas indicadas pela juventude para serem analisadas já na atual elaboração do Orçamento Geral do Estado para 2007.
Entre essas indicações, Maggi disse da prioridade do Estado de Mato Grosso de levar jovens para a Olimpíada de 2012. E para tanto, há decisão de ter bolsa para jovens se dedicarem a esportes no valor de R$ 700,00 a R$ 1,2 mil dentro do Programa Olímpico.
O candidato à reeleição também informou que em atenção à juventude, a sua gestão decidiu construir o Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, ao lado do Estádio Verdão, para incentivar prática de esportes e o fomento de atrações culturais, como shows. Além de ter reformado quase a totalidade das escolas estaduais e construído 51 ginásios em todo Mato Grosso para estimular a prática de esportes pelos jovens.
O governador também disse que vai conversar com a reitoria da Unemat para que inicie a implantação de campus da instituição na Baixada Cuiabana.
Algumas propostas
Na minuta do documento-base da juventude para o Plano de Governo da Coligação, entregue pelos jovens, constam algumas reivindicações de políticas. Entre elas, a ampliação de vagas da Unemat para jovens da Baixada Cuiabana com implantação de campus; o incentivo do Governo do Estado para a criação de Centros de Cultura Popular (CPD) nos Municípios; a ampliação do Programa “Bolsa Atleta” e a criação de Coletivos Jovens de Meio Ambiente nos municípios.
Os jovens também entregaram entre as propostas a necessidade da criação da Ouvidoria Estadual da Juventude para acolher demandas do setor; a instituição de selo oficial para instituições que contribuem para causas da juventude; formatação específica de cursos de formação profissional, respeitando realidades regionais; parceria com o Sebrae para projetos e linhas de crédito com política pública do Jovem Empreendedor; execução de uma Política Estadual de Leitura com o Programa uma Biblioteca em cada Município.